Docente do Curso de Enfermagem do Campus Binacional é premiado pela Fiocruz

Pesquisa sobre o controle alternativo de moscas a partir da utilização da fruta sapoti rendeu ao professor do curso de Enfermagem do campus Binacional de Oiapoque, Carlos Manuel Dutok Sánchez, premiação na quarta edição do Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto 2016, que premia as melhores teses desenvolvidas por doutorandos dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A cerimônia de premiação, realizada no dia 25 de novembro, em sessão especial do Centro de Estudos, encerrou as atividades da Semana da Pós-graduação Stricto sensu do IOC.

O trabalho do recém-doutor Carlos Manuel Dutok Sánchez, formado pela Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde, investigou o potencial do sapoti, fruto que tem sido alvo de estudos na medicina etnobotânica, para o controle alternativo de moscas. De acordo com a pesquisa, o uso do fruto pode alterar o desenvolvimento pós-embrionário de espécies da mosca doméstica e de moscas da família Calliphoridae. Além da diminuição da quantidade de larvas, foram alcançadas porcentagens de mortalidade acima de 40%, com um índice de até 61% para no caso da mosca doméstica. Nos estudos de atividade inseticida, o uso do extrato aquoso bruto do fruto demonstrou agir diretamente sobre o período de desenvolvimento dos insetos, de larva a adulto, o que o torna um candidato para o controle alternativo das espécies. Tanto a fruta como o extrato preparado a partir de suas sementes têm demonstrado níveis baixos ou ausentes de toxicidade. Os pesquisadores realizaram triagens fitoquímicas dos extratos aquoso e hidroalcoólico das sementes para determinar os parâmetros de controle de qualidade e a composição química do material. De acordo com a pesquisa, os dois extratos, classificados como ‘potencialmente não irritantes’, poderiam ser utilizados sem provocar reações colaterais quando em contato com a pele. O trabalho foi orientado pelos pesquisadores Margareth Maria de Carvalho Queiroz, chefe do Laboratório de Entomologia Médica e Forense do IOC, e Bernardo Reyes Tur.

O Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto foi criado para contemplar as melhores teses desenvolvidas por doutorandos dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC. A premiação é uma homenagem ao pesquisador Alexandre Peixoto, falecido precocemente em fevereiro 2013, época em que coordenava o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, como uma homenagem ao geneticista por seu legado na formação de jovens pesquisadores e cientistas.

*Texto e Foto: Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz (com adaptações)

carlosIMG-20161126-WA0005

Julie Queiroz