1ª E ÚNICA TURMA DE DOUTORADO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP NA UNIFAP COMPLETA 10 ANOS (2013-2023)

No dia 04 de março de 2013, as 09:30h,  iniciava-se no auditório do Núcleo de Estudos da Amazônia/UNIFAP a aula inaugural da primeira e única turma do Curso de Doutorado Interinstitucional oferecido pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP e Universidade Federal do Amapá, área de concentração Cuidado em Saúde, no primeiro semestre de 2013.

O tema da aula inaugural foi “A Pós-Graduação USP e a formação do Doutor em Ciências: desafios para excelência” ministrada pela Profa. Dra. Margareth Ângelo, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/USP. O Curso foi coordenado na UNIFAP pela Profa. Dra. Liudmila Miyar Otero (na época do Curso de Enfermagem/UNIFA e hoje pertencente à outra IFES) e depois pela Profa. Dra. Annelí Mercedes Celis de Cárdenas (Atual Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde/UNIFAP).

Foram ofertadas 14 vagas, oito foram preenchidas por Enfermeiros do Curso de Bacharelado Enfermagem, Campus Marco Zero (Clodoaldo Tentes Côrtes, Érika Tatiane de Almeida Fernandes Rodrigues, Francineide Pereira da Silva Pena, João Farias da Trindade, José Luís da Cunha Pena, Maria Virgínia Filgueiras de Assis Melo, Nely Dayse Santos da Mata e Rafael Cleison Silva dos Santos). As outras vagas foram preenchidas por profissionais com outras formações, mas vinculados ao Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (Adilson Mendes, Nelma Nunes da Silva, Selma Gomes da Silva e Silvia Elena Dias Martuchi) e ao Departamento de Educação (Dilson Rodrigues Belfort e Ronédia Monteiro Bosque). As primeiras defesas ocorreram no mês de novembro de 2016 (Maria Virginia Filgueiras de Assis Mello, Nely Dayse Santos da Mata e Rafael Cleison Silva dos Santos) e as demais no ano de 2017. Apenas dois doutorandos não conseguiram integralizar o Programa de Doutorado.

Em 2107, com o intuito de estimular e fortalecer as atividades de pesquisa, criando um espaço para intercâmbio de experiências e conhecimentos no Estado do Amapá, a Escola de Enfermagem da USP e o Curso de Enfermagem da UNIFAP organizam a Mostra de Teses do Doutorado Interinstitucional EEUSP/UNIFAP para apresentar à comunidade acadêmica os resultados das pesquisas realizadas por seus doutorandos e celebrar o encerramento das atividades do Doutorado firmado entre as duas IFES.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.