Curso de Enfermagem da UNIFAP promove projeto de vinculação antecipada de gestantes à maternidade “Bem Nascer”

O Curso de Bacharelado em Enfermagem – Campus Marco Zero do Equador, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), promove mensalmente, visitas de gestantes e seus acompanhantes, antes do parto, à Maternidade “Bem Nascer”

O parto é um acontecimento de relevância na vida da gestante, uma vez que constitui momento único para o trinômio mãe-filho-família. Nesse contexto, é muito importante que além da assistência adequada da gestante em relação às intercorrências clínicas e ao diagnóstico de risco obstétrico, a equipe do pré-natal oriente sobre os aspectos legais e os direitos na gestação, incluindo o vínculo antecipado ao local do parto.

A estratégia de vinculação prévia da gestante à maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de sua escolha é uma ação garantida, no Brasil, pela Lei nº 11.634 de 27 de dezembro de 2007, evitando-se a sua peregrinação no anteparto, parto e pós-parto. A vinculação da gestante à maternidade é importante porque envolve o processo fisiológico do trabalho de parto ao diminuir o medo, a insegurança, a desinformação, as incertezas, as dúvidas, e a falta de apoio, que interferem na liberação de hormônios importantes no momento do trabalho de parto.

No Amapá, a vinculação da gestante e de seu acompanhante com o local do parto de escolha da mulher não era realizada em hospitais públicos de forma sistemática antes desse projeto. Por isso, o Curso de Enfermagem da UNIFAP através do projeto de pesquisa e extensão “VENHA CONHECER A MATERNIDADE” de autoria do Prof. Dr. Rafael Cleison Silva dos Santos, vem realizando experiências desde janeiro de 2021 até a presente data (Figura 1). A maternidade “Bem Nascer” tornou-se parceira do projeto desde de outubro de 2022.

Figura 1. Visitas de vínculo antecipado de gestantes e seus acompanhantes na maternidade “Bem Nascer”, Macapá, Amapá, 2022-2023.

Para participar da visita, a gestante só precisa realizar o agendamento através desse link e aguardar a ligação de confirmação um dia antes da data escolhida. São 08 vagas disponibilizadas todo mês, mas em média, apenas três ou quatro gestantes comparecem.

Na data e horário da visita, os participantes são acolhidos na sala de reunião para participarem de uma roda de conversa e apresentação das orientações sobre a assistência ao parto normal (Figura 2) e um momento para a exposição das dúvidas que não foram sanadas nas consultas de pré-natal, com duração máxima de 1h. Após, realiza-se um breve tour na maternidade para a apresentação das rotinas, iniciando pela triagem e admissão, seguindo para as unidades de internação e centro de parto normal, no máximo 30 minutos.

Figura 2. Material utilizado na apresentação padronizada do acolhimento de gestantes e seus acompanhantes na maternidade “Bem Nascer”, Macapá, Amapá, 2022-2023.

A equipe mínima para o acolhimento das gestantes e seus acompanhantes é composta por um enfermeiro obstetra da maternidade, um docente com a mesma formação e dois discentes de enfermagem da UNIFAP. A participação do médico, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social ocorre de forma excepcional, a critério da maternidade. Ao final de cada visita, é realizada uma breve avaliação da satisfação das gestantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.