Conselho Superior Universitário aprova a implantação de cinco novos cursos de graduação na Unifap.

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) aprovou   no final da tarde do dia 12 de novembro de 2013, a implantação de mais cinco novos cursos na instituição: Fisioterapia, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Artes Cênicas e Administração. As novas graduações já serão oferecidas a partir do próximo ingresso de estudantes via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Universidade amplia para 1.280 o número de vagas em 26 cursos de graduação oferecidos aos estudantes amapaenses apenas no Campus Marco Zero, em Macapá. Cada novo curso irá dispor de 50 vagas. A reunião que suscitou na aprovação foi concorrida.

O interesse do segmento cultural era na aprovação do curso de Artes Cênicas, em especial. O projeto pedagógico passava pela apreciação do Consu pela quarta vez. Com decisão unânime, 33 votos, o curso foi aprovado, assim como os demais que estavam na pauta. Segundo o professor da Unifap, Romualdo Palhano, a nova graduação vai contribuir consideravelmente com a expressão cultural do Amapá.

O reitor José Carlos Tavares afirmou que as novas graduações irão somar com o desenvolvimento tecnológico e humano da instituição e do Amapá. “Nossa administração está em árdua missão para gerar novas vagas em nossa universidade. O objetivo é proporcionar que um número maior de jovens tenha acesso ao ensino público gratuito de qualidade”, considerou o reitor.

O quadro de professores para atender a nova demanda será formado a partir de recentes concursos públicos. Docentes antigos que participaram da elaboração dos projetos dos novos cursos também irão colaborar com os colegiados. “Com mais cinco graduações, outros concursos públicos específicos para as áreas recentemente aprovadas serão necessários. Em breve vagas em novos certames serão ofertadas”, informou Tavares.

Processo de aprovação.

O processo de implantação dos cursos ocorreu gradativamente. No final de 2011, a Unifap foi às ruas para ouvir a sociedade em escolas, órgãos públicos e logradouros da cidade. “Verificou-se”, segundo a Ex. Pró-reitora de Ensino de Graduação, Adelma Barros, “que os cursos aprovados recentemente eram os mais citados. Administração, em especial, foi o que obteve mais menções”. Após a pesquisa, as graduações passaram pelo Plano de Desenvolvimento da Instituição (PDI) e, em seguida, o Projeto Pedagógico de Cursos (PPC).

O planejamento foi organizado por comissões de professores das respectivas áreas de conhecimento envolvidas no processo. “Os projetos ainda foram submetidos a analise das câmaras para que seguissem todos os ritos e, por último, a votação do Conselho Superior Universitário”, explicou Adelma Barros.