II Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá – II FECEAP

O Governo do Estado do Amapá-GEA / Secretaria Estadual de Educação-SEED através do Centro de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação-CAAH/S em parceria com o Movimento Científico do Norte e Nordeste-MOCINN, estarão realizando a II Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá – II FECEAP e a V Mostra de Ciências e Tecnologia do Norte Nordeste-MOCINN.

A II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ  (FECEAP), objetiva incentivar e dar visibilidade às experiências de construção e formalização dos processos criativos dos alunos das escolas públicas e privadas do Estado do Amapá, de modo a enfatizar sua contribuição relevante, quando motivado e orientado para o desenvolvimento de materiais e produtos originais. Neste sentido, a II FECEAP, visa potencializar o uso e a aplicação da informação/conteúdo de forma integrada e voltada para problemas reais, estimulando o aluno a produzir conhecimento, ao invés de apenas assimilá-lo. Parte-se da premissa que as soluções mais adequadas para os problemas e desafios da sociedade terão mais chances de surgir daqueles indivíduos mais competentes e capazes do ponto de vista intelectual e criativo.
Nesse contexto, o professor desempenha um papel essencial no processo de desenvolvimento do aluno contribuindo de forma relevante para a promoção da produtividade criativa em sala de aula, na medida em que domina a metodologia, tem entusiasmo pelo que faz e consegue orientar o aluno a identificar e trabalhar nos problemas que tem relevância para discente. Deste modo, o professor na sua competência para a tutoria dos projetos dos alunos, cria condições para que estes expressem seus processos criativos em alto nível, orientando na escolha dos problemas a serem estudados, no uso da metodologia adequada para investigação desses problemas e na elaboração de soluções criativas que culminarão em produtos originais (BRABO e RIBEIRO, 2005).
Neste sentido, a II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ – FECEAP visa incentivar professores e estudantes à participarem de eventos em que lhes ofereçam oportunidades de apresentarem ideias inovadoras e/ou trabalhos desenvolvidos em seu dia-a-dia de sala de aula. Estes trabalhos já vêm sendo desenvolvido nas amostras pedagógicas e culturais das escolas, com incentivo da Secretaria Estadual de Educação, Centro de Alta Habilidade/Superdotação e Secretarias Municipais de Educação, além de outras instituições ligadas a pesquisa.
Hoje, torna-se imprescindível um maior envolvimento entre os municípios com o propósito de uma socialização mais integradora e participativa. Portanto, a realização II FEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA DO ESTADO DO AMAPÁ – FECEAP é um caminho que, além, de alcançar uma maior integração, entre os municípios, incentiva a investigação e a valoriza o talento dos alunos e dos professores.

Mais informações: www.feceap.com.br

Julio Furtado