Uma Abordagem para Ajustar o Controle de Versão à Natureza das Aplicações WEB

Aluno: Erick da Cunha Sampaio.

Resumo: Este trabalho sugere uma abordagem para adequar o controle de versão à natureza das aplicações Web. Essas aplicações possuem uma natureza única e dinâmica, que envolve uma ampla diversidade de itens de configuração (p. ex. código fonte e outros documentos) e conteúdo (p. ex. texto, gráficos, imagens, áudio e vídeo). Por sua vez, o controle de versão é uma atividade imprescindível para o desenvolvimento de sistemas de software, pois estabelece o gerenciamento de múltiplas versões de código fonte e documentos. No entanto, as estratégias gerais do controle de versão precisam ser adaptadas para estar em conformidade com a natureza das aplicações Web. Para atingir esse objetivo, estratégias são estabelecidas a partir do modelo MPS.BR e de características das aplicações Web. Em termos de metodologia, a pesquisa é feita por meio de uma análise qualitativa. Nesse cenário, a pesquisa mostra que, além do uso de estratégias para a seleção e identificação de itens de configuração, o uso de sistemas de controle de versão e o uso complementar do sistema de gerenciamento de conteúdo consiste em uma base estratégica viável para adequar o controle de versão à natureza das aplicações Web.

Palavras-chaves: controle de versão, aplicações Web, itens de configuração.

Instituição: Universidade Federal do Amapá

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação.

Conclusão: 12/2021.