Maratona de Programação 2014

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.
Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).
Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona (e portanto na regional sulamericana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2013, quase 30 mil estudantes de cerca de 2300 escolas de mais de 90 países competiram em regionais em todo o planeta, e pouco mais de 100 (cerca de 0.3%) participaram das Finais Mundiais do evento, em São Ecaterimburgo, Rússia. Seis times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais, o time brasileiro melhor classificado (ITA) ficou 27º lugar, tornando-se campeão da América Latina.

Este ano a Universidade Federal do Amapá, através do curso de Ciência da Computação irá sediar a eta regional do evento, a ser realizada no dia 13 de setembro.

Mais informações: www2.unifap.br/ccomputacao/eventos/maratona2014

Julio Furtado