Uma Ferramenta para Identificação Automática de Bad Smells

Aluno: Matheus Costa Silva.

Resumo: O processo de desenvolvimento de software é uma etapa na Engenharia de Software que demanda planejamento e organização da equipe de desenvolvimento para produzir código fonte de qualidade. Esses, e demais atributos, são necessários para evitar possíveis problemas estruturais no código, conhecidos na literatura como Bad Smells, e/ou melhorar a legibilidade das linhas de código; além de que, sem elas, o processo de refatoração do código se torna mais dispendioso. Tendo em mente essa problemática, este trabalho apresenta um instrumento automatizado para identificação e verificação de Bad Smells em código-fonte, e mostra os impactos dos mesmos no desenvolvimento de software. A ferramenta apresentada tem objetivo de detectar esses Bad Smells no código fonte e disponibilizar, em forma de gráfico para o usuário, a localização e a categoria em que se enquadram. Este trabalho possui o intuito de detalhar seu funcionamento e contextualizar sua importância dentro da Engenharia de Software.

Palavras-chaves: Bad Smell, Qualidade de Código, Design e Arquitetura de Software, Ferramentas de Software Livre.

Instituição: Universidade Federal do Amapá

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação.

Conclusão: 08/2021.

Download | Github