Uma Proposta de Identificação de Componentes Reutilizáveis Baseado em Interações de Classes

Aluno: Gabriel Melo da Silveira.

Resumo: A engenharia de software baseado em componentes reutilizáveis tem por objetivo principal o reuso de software, para isso ela aplica o processo reutilização utilizando partes de softwares. Essa prática possibilita a economia de recursos, simplifica modificações e implantações. Visando nos benefícios deste processo, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para seleção de classe com potencial de reutilização. A metodologia tem como recursos para identificação a engenharia reserva, que gera diagramas de classe possibilitando o mapeamento estrutural do software, a contabilização de interações entre as classes e a aplicação do conceito de estatístico do desvio padrão, para identificar as classes singulares dentro do conjunto. Esta pesquisa tem como objetivo abordar detalhadamente sua elaboração, contribuir para a evolução do processo de reuso no desenvolvimento de softwares e destacar a importância deste ramo da engenharia de software.

Palavras-chaves: reutilização; metodologia; desvio padrão; engenharia reversa; componentes.

Instituição: Universidade Federal do Amapá

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação.

Conclusão: 12/2021.