Uso de jogos de tabuleiros modernos para aprimorar a habilidade de resolução de problemas em alunos de introdução à programação de computadores

Aluno: Elvis Azevedo de Araújo.

Resumo: A evasão no ensino superior na área de computação contrasta com a necessidade de mão de obra do mercado, diante disso, notou-se que as disciplinas introdutórias de programação como uma das causas deste acontecimento, no tocante a matéria, possui vários fatores que originam tal fato como: docentes, discentes e instituição de ensino. Diante deste panorama este estudo busca analisa o impacto do uso de jogos de tabuleiros modernos para o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas em computação para a mitigação do mal desempenho nesta disciplina. Através de uma pesquisa utilizando dois grupos de 15 alunos (N=30), sendo que o primeiro é conduzido por uma abordagem de Ciência da Computação Desconectada (CS Unplugged) e o outro através de sessões de jogos de tabuleiros modernos, para assim, definir as as habilidades que dão suporte a resolução de problemas se desenvolveram ou não, para isso, lançando mão do uso de pré e pós-teste, assim como do Inventário de Resolução de Problemas Sociais (IRPS). Aferiu-se melhoria em ambos os grupos nas habilidades de Enumeração e Compreensão, Gráfico e Figuras, Lógica e Inferência, Simplificação e Decomposição, Compreensão estatística e Avaliação e Eficiência, bem como nas atividades de Entendendo a situação, Externalizando o pensamento e idéias, Desenvolver Estratégias, Promover Mudanças e Retrospectiva.

Palavras-chaves: Resolução de Problemas. Jogos de Tabuleiros Modernos. Programação de Computadores.

Instituição: Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – CESAR

Curso: Mestrado Profissional em Engenharia de Software.

Conclusão: 12/2019.