Uma Abordagem para o Ensino de Engenharia de Requisitos Focada no Aluno

Aluno: Anderson dos Santos Guerra.

Resumo: A Engenharia de Requisitos é uma área dentro da Engenharia de Software que se preocupa principalmente em garantir que os objetivos para o qual um software é desenvolvido sejam atendidos de maneira satisfatória ao fim da criação do produto. É necessário que o profissional que atue na Engenharia de Requisitos possua capacidades para levantar, alterar e validar requisitos para garantir que no fim do ciclo de desenvolvimento o software atenda às necessidades solicitadas. A indústria de desenvolvimento indica que os profissionais recém ingressados na área não possuem o conhecimento prático que é esperado para poder atuar como um engenheiro de requisitos, um fator que influencia nessa afirmação é o modo como a Engenharia de Requisitos é lecionada em graduações na área de computação, muita das vezes ensinada através de uma abordagem tradicional de ensino. Nesse contexto, este trabalho tem como intuito contribuir com o ensino de Engenharia de Requisitos com uma proposta de abordagem de ensino que faz uso de estratégias focadas no aluno para o desenvolvimento de competências esperadas pela indústria. Para criar a abordagem, foi feita a identificação das competências através do CMMI-DEV. Os resultados obtidos são analisados de maneira que seja possível identificar o que pode ser melhorado na abordagem.

Palavras-chaves: Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Ensino, Abordagem de Ensino, Abordagem de Ensino Tradicional, Abordagem de Ensino Alternativa.

Instituição: Universidade Federal do Amapá

Curso: Bacharelado em Ciência da Computação.

Conclusão: 09/2019.