Visita ao Quilombo Kulumbu do Patuazinho

No dia 14 de outubro de 2023, a convite do professor Alexandre Marcondys, do Colegiado de Direito, estudantes dos cursos de Geografia, Letras e Pedagogia, do Campus Binacional,  visitaram o quilombo Kulumbu do Patuazinho, localizado no município de Oiapoque, Amapá. A visita fazia parte da aula de campo voltada ao Curso de Pedagogia.

Os estudantes e docentes que participaram do evento aprenderam sobre a história da comunidade através de Elena, filha de Pai Benedito, liderança do local, falecido há poucos meses. Pai Benedito está sepultado aos pés de uma samaúma, árvore conhecida na comunidade  como Mãe Grande. O quilombo foi fundado ao redor desta árvore, graças a um sonho que Pai Benedito teve com o lugar onde poderia estabelecer o santuário de São Benedito de Aruanda.

Aprendeu-se também que, onde vivem comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, a floresta permanece protegida. Isso foi visto de perto, durante o percurso pelo “Caminho dos Orixás”, local sagrado e preservado pelos moradores locais, e a Pedreira de Xangô, espaço de natureza e espiritualidade.

Infelizmente, os moradores da comunidade enfrentam muitos desafios, apesar do reconhecimento de pertencerem a um quilombo. O primeiro está relacionado à especulação territorial, pois o bairro Infraero invade cada vez mais o espaço, além da mineração e exploração de madeira ilegais. Há também problemas ligados ao saneamento básico e à falta de vagas em escolas para as crianças, além do enfrentamento do racismo e preconceito relacionados à cor, mas sobretudo à religião de matriz africana.

Fotos cedidas por  docentes e discentes da UNIFAP- Campus Binacional de Oiapoque

lucineiaalves