Sobre o curso

O Curso de Licenciatura em Letras Libras Português foi fruto de uma demanda induzida pelo Ministério da Educação (MEC) em 2012, por meio do Programa Viver sem Limites. Em 2013, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) nomeou cinco docentes, por meio da portaria nº 0403/2013, para estudo e viabilidade da implantação do curso de Libras na IFES: Leila do Socorro Rodrigues Feio, Ronaldo Manassés Rodrigues Campos, Melque da Costa Lima, Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento e Kátia de Nazaré Santos Fonseca.

No dia 02 de maio de 2013, a comissão juntamente com a Comunidade surda de Macapá discutiram a proposta do curso em audiência pública para saber se, de fato, a comunidade queria o curso e para ouvir suas principais demandas em um contexto em que não havia nenhuma instituição universitária no Estado do Amapá que ofertasse formação de professores de Libras e Português como segunda língua para surdos.  Nos registros abaixo, podemos ver a presença massiva da comunidade surda e a participação dos docentes Ronaldo Manassés, Martha Zoni e Melque Lima (atualmente docentes do Curso de Letras Libras Português) e Adelma Campos que conduziram os trabalhos no Anfiteatro da Unifap.  

O Curso de Licenciatura em Letras Libras Português da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) foi implementado no ano de 2014 e passou a ser executado em 2015 com o ingresso da primeira turma. No ano de 2024, nosso curso completou uma década de existência.

      Desde sua proposta inicial, se caracteriza como um curso regular da UNIFAP e por objetivar formar profissionais que atuem, nos diversos níveis de ensino, com a Libras e com o Português como segunda língua para surdos (PSLS), tendo como horizonte principal a inclusão da pessoa surda na sociedade amapaense.

O Curso de Licenciatura em Letras Libras Português destina-se, fundamentalmente, ao oferecimento de uma alternativa de formação àqueles que desejam atuar na área da Libras e da Língua Portuguesa para surdos. Para isso, considera-se a proposição de um currículo flexível, integrado e autônomo, contextualizado à realidade do Estado do Amapá no que tange à sua comunidade surda, a partir da intensificação do diálogo com essa comunidade e de novas práticas profissionais que se relacionam à área da educação de surdos.

Slides de apresentação do curso

Para mais informações, clique aqui.

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