Sobre o curso

O Curso de Licenciatura em Letras Libras Português foi fruto de uma demanda induzida pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013. Neste mesmo ano, a instituição nomeou cinco docentes, por meio da portaria nº 0403/2013, para estudo e viabilidade da implantação do curso de Libras na IFES: Leila do Socorro Rodrigues Feio, Ronaldo Manassés Rodrigues Campos, Melque da Costa Lima, Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento e Kátia de Nazaré Santos Fonseca.

A proposta do curso que começou a ser definida e elaborada em 2013, a partir da demanda do MEC, foi levada à audiência pública para saber se, de fato, a comunidade queria o curso e para ouvir suas principais demandas em um contexto em que não havia nenhuma instituição universitária no estado para oferecer a formação de professores de Libras e Português como segunda língua.

O Curso de Licenciatura em Letras Libras Português da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) foi implementado no ano de 2014 e passou a ser executado em 2015 com o ingresso da primeira turma. No ano de 2023, nosso curso completou uma década de existência desde sua idealização e criação.

      Desde sua proposta inicial, se caracteriza como um curso regular da UNIFAP e por objetivar formar profissionais que atuem, nos diversos níveis de ensino, com a Libras e com o Português como segunda língua para surdos (PSLS), tendo como horizonte principal a inclusão da pessoa surda na sociedade amapaense.

O Curso de Licenciatura em Letras Libras Português destina-se, fundamentalmente, ao oferecimento de uma alternativa de formação àqueles que desejam atuar na área da Libras e da Língua Portuguesa para surdos. Para isso, considera-se a proposição de um currículo flexível, integrado e autônomo, contextualizado à realidade do Estado do Amapá no que tange à sua comunidade surda, a partir da intensificação do diálogo com essa comunidade e de novas práticas profissionais que se relacionam à área da educação de surdos.

 

Para mais informações, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *