0

PAPMEM/IMPA

Inscrições  abertas para o PAPMEM/IMPA julho/2022.  Para acessar sua inscrição e cronograma de atividades do programa

clique no link abaixo:

https://impa.br/ensino/papmem/edicao-atual/

O Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, criado pelo matemático alagoano Elon Lages Lima, tem como objetivo aprimorar a formação dos professores de matemática do Ensino Médio de todo o Brasil. É realizado há mais de 30 anos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e conta com a participação de instituições e professores de todas as unidades federativas do Brasil. Desde o seu início, o PAPMEM já beneficiou milhares de professores de todo país. 

Organização do Curso

Cada edição do programa ocorre em módulo único e aborda tópicos do Ensino Médio e alguns do Ensino Fundamental. São realizados simultaneamente no IMPA e em instituições parceiras de todo o país. Contamos atualmente com cerca de 70 polos e de 3.000 professores participantes. No IMPA temos 150 alunos por módulo. As aulas expositivas são ministradas pela manhã e transmitidas ao vivo do IMPA para as instituições participantes em outros estados. No período da tarde são realizados estudos dirigidos supervisionados por professores de cada polo. As atividades ocorrem durante os recessos escolares, em janeiro e julho.

As inscrições deverão ser feitas através do sistema https://institucional.impa.br/  no período de 05 a 20 de julho de 2022.

As aulas acontecerão no período de 25 a 28 de julho de 2022 virtualmente com transmissão pelo YouTube do IMPA.

Serão duas modalidades de participação a serem definidas na hora da candidatura. Veja as descrições a seguir e selecione a opção desejada.

1 – Participação

O professor que selecionar esta opção assistirá a esta edição somente de forma remota. O professor deverá acessar o YouTube do IMPA, assistir às aulas postadas diariamente (25 a 28/07), resolver os 6 exercícios propostos a cada dia e enviar as respostas no mesmo dia por formulário eletrônico, que receberá via e-mail cadastrado em nosso sistema institucional. Ao término desta edição o professor terá direito ao certificado de participação caso envie , no prazo determinado, os 4 formulários e obtenha 2/3 (ou mais) de respostas corretas.

2 – Participação com desempenho

O professor que selecionar esta opção assistirá a esta edição de forma híbrida. O professor deverá comparecer presencialmente, no dia 29/07 (sexta-feira), ao local selecionado no ato da candidatura para realização da prova, além de acessar o YouTube do IMPA e assistir às aulas postadas diariamente (25 a 28/07), resolver os 6 exercícios propostos a cada dia e enviar as respostas no mesmo dia por formulário eletrônico que receberá via e-mail de cadastro em nosso sistema institucional.

A realização da avaliação presencial acontecerá no dia 29/07, das 9:00 às 10:30h, no polo escolhido pelo professor no ato da candidatura.

A nota do professor nessa modalidade será a soma do número de acertos nas questões diárias (máximo de 24 pontos) com a nota da prova discursiva (máximo de 76 pontos). Caso essa pontuação seja maior ou igual a 60, o professor terá direito ao certificado de participação com desempenho e sua pontuação estará registrada no certificado. 

Contato: marciobahia@unifap.br

Professor Márcio Aldo Lobato Bahia

Coordenador Regional PAPMEM

Polo UNIFAP

0

UNIFAP, LABMAT/CCM e NUPHCE promovem III Seminário de História da Matemática e Ensino

  A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), o Laboratório de Ensino de Matemática do Curso de Graduação em Matemática (LABMAT/CCM) e Núcleo de História da Ciência e Ensino (NUPHCE) promovem o III Seminário de História da Matemática e Ensino, nos dias 16 e 18 de dezembro de 2019. O evento é realizado nessa terceira edição como ação extensionista do Projeto: História da Matemática sem Fronteira – PROHMAF, vinculado a Coordenação do Curso de Matemática, coordenado pela Profa Dra Eliane Leal Vasquez e Profª Solange Regina Cromianski. 

         A programação do evento contará com a apresentação de pôsteres, Mesa Temática: Reflexões sobre a atuação de acadêmicos no planejamento e ações extensionistas do PROHMAF, mediada pela Profª Dra Arthane Menezes Figueiredo, além de exposições de materiais didáticos e jogos que foram aplicados na execução das Oficinas do PROHMAF.

         O público alvo: Professores e estudantes dos Cursos de Matemática e Pedagogia, professores da rede pública de ensino e demais interessados nas discussões sobre a formação de professores para atuar na educação básica.

             Como faze sua inscrição?

   As inscrições para ouvintes serão feitas por meio de formulário online://www.even3.com.br/organizador?w=1.   Os participantes receberão certificados emitidos pela Coordenação do Curso de Matemática.

Acesse o QR code:

Organizadores:

Tarcisio da Silva Cambuy

Eliane Leal Vasquez

Gilvana de Morais Lima 

0

Edital Nº 01/2018 – UNIFAP/DCET – Eleição para coordenador e vice do curso licenciatura em matemática Biênio 2018 a 2020

Seguea abaixoo edital da Eleição para Coordenador e vice do Curso Licenciatura em Matemática e anexos.

 

Edital eleição para coordenador e vice de curso

ANEXO 1

ANEXO 2

ANEXO 3

ANEXO 4

ANEXO 5

ANEXO 6

ANEXO 7

CHAPAS-DEFERIDAS

Errata

listagem-final-CHAPAS-DEFERIDAS

REGRAS-DEBATE

fiscais-DEFERIDoS

resultado-eleicao

ResultadoDasEleicoes

 

0

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL E DE FUNDAÇÃO DO CENTRO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP

Os acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP), convidam os acadêmicos do referido curso, interessados, para participarem da Assembleia Geral e de Fundação do Centro Acadêmico dos Estudantes de Matemática, que será realizada em 12 de Janeiro de 2018, às 11 horas, na UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, na Rodovia Juscelino Kubitschek, KM 02 Jardim Marco Zero, ocasião em que será discutido e votado o projeto de Regimento Social, nome do CAMAT e serão eleitos os membros da Diretoria.

Local e Data

Auditório do DCET (Bloco de Engenharia Elétrica)

12 de Janeiro de 2018

Às 11 horas

0

CONCURSO DE LOGOMARCA DO CURSO DE MATEMÁTICA

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE LOGOMARCA DO CURSO DE MATEMÁTICA

Solte suas ideias! Está aberto o Concurso para escolha da Logomarca do curso de Matemática! As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 26 de dezembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018. Explore sua criatividade e participe!

O curso de Matemática da Unifap torna pública a realização do Concurso da Logomarca do curso de matemática, mediante as normas contidas no edital abaixo.

1.OBJETIVO
O concurso tem objetivo de escolher a logomarca do curso de matemática da Unifap, em conjunto, como uma única logo a ser usada em eventos, camisas, folders e outras aplicações definidas pela coordenação.

2.NÚMERO DE PROPOSTAS
O número de propostas é ilimitado.

3.PROPONENTES ELEGÍVEIS
Qualquer docente, técnico ou aluno regularmente matriculado em um dos cursos da Unifap, independente do semestre. A participação deve ser individual.

4.DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
– Cada proposta terá que ser composta de símbolo e logotipo que referenciem tanto o estado do Amapá quanto o curso de matemática da Unifap. Os concorrentes devem anexar à proposta de identidade visual uma redação descrevendo a sua logomarca e justificando o motivo pelo qual deve ser escolhida a sua logomarca. A redação deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.

– As propostas de logomarca deverão ser enviadas para o email: matematicaconcursologo@gmail.com, em um arquivo PDF. Não deve constar no arquivo de exibição da proposta o nome dos concorrentes.

5.INSCRIÇÕES DAS PROPOSTAS
– As inscrições serão gratuitas e devem ser realizadas de 27 de dezembro de 2017 a 15 de fevereiro de 2018, enviando para o email:
matematicaconcursologo@gmail.com a ficha de inscrição, com o assunto: Inscrição Logomarca do Curso de Matemática. A ficha de inscrição deverá ser assinada e mandada escaneada para o email.

6.SELEÇÃO E JULGAMENTO
– Após abertura e apreciação dos trabalhos apresentados, a Comissão de Organização deferirá seu julgamento, se estiver em consonância com o Regulamento do Concurso. Caso contrário, o trabalho será automaticamente desconsiderado, não cabendo recurso do participante.

– A comissão irá classificar cinco logomarcas que estão de acordo com esse edital considerando através dos seguintes critérios:
• criatividade (visão nova de logomarca);
• originalidade (desvinculação de outras logomarcas existentes);
• aplicabilidade (cores, preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos);
• coerência com o tema proposto;
• redação e justificativa da logomarca;

– Os cinco trabalhos que obtiverem a maior pontuação serão classificados para votação, que ocorrerá no mesmo dia da eleição para coordenação do curso de matemática da Unifap.

– A coordenação do Concurso se reserva o direito de não emitir certificado a nenhum dos trabalhos apresentados, caso nenhum deles esteja de acordo com este edital.

7. DA COMISSÃO JULGADORA
A classificação das cinco propostas de logomarca será realizada por uma comissão Julgadora do Concurso, formada por:
– Três docentes do colegiado do curso de Matemática da Unifap;
– Um discente do curso de matemática da Unifap.

8. DA ESCOLHA DA LOGOMARCA
A escolha da logomarca será por votação e acontecerá no mesmo dia da eleição para coordenação do curso de matemática. Poderão votar alunos e professores do curso de matemática.

9. DIREITOS DE PROPRIEDADE DA LOGOMARCA VENCEDORA
– O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito, por prazo indeterminado, ao curso de Matemática da Unifap, não cabendo a Unifap quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelos participantes do concurso, inclusive sendo-lhe permitido fazer adaptações, visando a sua adequação ao conceito e à imagem institucional e corporativa do evento.
– Fica estabelecida, com o autor do trabalho vencedor, a assinatura de um Termo de Cessão dos Direitos Autorais para uso pleno da logomarca pelo curso de matemática da Unifap.

10. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PREMIAÇÃO
– O resultado final do Concurso será divulgado um dia após a eleição para coordenação do curso de matemática

– O vencedor irá receber um certificado da comissão organizadora.

11. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
– A assinatura dos participantes na ficha de inscrição implicará em aceitação plena das condições estabelecidas neste regulamento.
– Os participantes se responsabilizarão por despesas referentes à entrega das propostas, dentre outras necessidades particulares.
– Informações sobre o Regulamento do Concurso e outras informações complementares poderão ser obtidas, exclusivamente, via email:
matematicaconcursologo@gmail.com
– Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Comissão de Organização do Concurso.

Amapá, 27 de dezembro de 2017.

0

I Encontro Regional da OBMEP-AP

No dia 17/11/2017 estará ocorrendo no Auditório do DCET o I Encontro Regional da OBMEP-AP, abaixo está a programação que ocorrerá.

Horário: 08h – ABERTURA
Prof. Dr. Gilberlandio J. Dias

Horário: 08h30
Palestrante: Prof. Ma. Elifaleth Rego (UNIFAP)
Tema: Algumas Histórias na Matemática

Horário: 09h30
Lanche

Horário: 10h
Palestrante: Prof. Me. Steve Wanderson Calheiros de Araújo (UNIFAP)
Tema: Princípios de Geometria

Horário: 11h
Oficina – Prof. Me. João Socorro Pinheiro Ferreira (UNIFAP)
Tema: Jogos Lúdicos e Ensino de Matemática

Horário: 12h – 14h
Almoço

Horário: 14h
Palestrante: Prof. Me. Sandro Henrique Barbosa da Costa (ONE/0BMEP)
Tema: Quando Um mais Um não são Dois

Horário: 15h
Lanche

Horário: 15h30
Palestrante: Prof. Me. Sebastião Rodrigues da Silva (ONE/0BMEP)
Tema: Geogebra e Investigações Matemática em sala de Aula – Parte I

Horário: 16h30 – 17h30
Palestrante: Prof. Me. Francielk Domingos Freire (ONE/0BMEP)
Tema: Geogebra e Investigações Matemática em sala de Aula – Parte II

Horário: 17h30 – ENCERRAMENTO

FOTOS DO EVENTO

0

Minicursos na semana nacional de ciência e tecnologia 2017

Foto de Fen'Harel

Durante a Semana Nacional de Ciência e tecnologia 2017 na UNIFAP o colegiado de Matemática ofertará minicurso de objetos educacionais desenvolvido pelo professor Rafael Pontes que é Professor Adjunto do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amapá e atualmente é Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (SETEC), descritos a seguir.

 

Fractron

Data: 24 de outubro

Horário: de 9h às 10h30min

Local: Campus Marco Zero da Unifap no bloco P (da matemática).

O Fractron é um software educacional que permite ao professor aplicar a sequência didática orientando o aluno a descobrir novos significados a partir dos seus conhecimentos prévios. Nesta ação mediada o professor pode atuar de forma individualizada na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, conhecendo suas dificuldades e potencializando suas habilidades, para que de forma colaborativa construam uma aprendizagem significativa. No caso da sequência didática proposta, o aluno torna-se autor da elaboração das regras matemáticas produzidas em sala de aula.e se torna capaz de a partir dos enunciados das questões trabalhar a contextualização do conteúdo no cotidiano. O Fractron ainda estimula a percepção da regra para as atividades de operações com frações, a partir da sequência de questões por não apresentar o gabarito dos resultados aos alunos e estimula a produção da linguagem textual Matemática para que os alunos apresentem a regra para resolver as operações com frações.

Inscrições para o Fractron: clique aqui

PAPADO

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22071

Data: 24 de outubro

Horário: de 10h30min às 12h

Local: Campus Marco Zero da Unifap no bloco P (da matemática).

O software educacional PAPADO, em uma ordem pré-estabelecida, apresenta atividades relacionadas aos conceitos trabalhados no 1º ano do ensino fundamental, como Simetria, Cores, Figuras, Ordinalidade, Conjunto, Quantidade, Adição e Subtração. O desenvolvimento do software educacional PAPADO se deu baseado nas atividades habituais praticadas pelos professores com as crianças nas salas de aula. O software possui telas computacionais bastante simples, utilizando-se de figuras, cores e formas que ressaltam o lúdico com o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a tomada de decisões através dos recursos de multimídia, o qual possibilita que as crianças adquiram conhecimento de forma divertida e interativa.

Inscrições para o PAPADO: Clique aqui