0

Oficina Online Formação em Aritmética Binária

Nos dias 07 e 08/01/21, será ofertada a primeira oficina da disciplina de Prática de Ensino-Aprendizagem e Laboratório de Matemática II, com o tema “Formação em Aritmética Binária na sala de aula do Google: Uma pesquisa em educação matemática”.

Ministrante: Rafael Rodrigues Nunes (UNIFAP)

Orientadora: Eliane Leal Vazquez (UNIFAP)

Google Classroom: https://meet.google.com/src-uvtx-ijq

0

Trabalho de egressas e professora do Curso foi aceito para publicar em livro

As egressas Cristiane Santos dos Santos e Karen Vanessa Silva Pacheco do Curso de Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a professora Eliane Leal Vasquez terão o capítulo de livro “A modelagem matemática como estratégia para planejar e revolver avaliações na UNIFAP: Uma experiência de ensino intercultural” publicado no livro digital: Ensino de Ciências e Educação Matemática 4 da editora ATENA, cuja editora chefe é a Profª Dra Antonella Carvalho de Oliveira e estará disponível para acesso no website em Junho/2020: http://www.atenaeditora.com.br, conforme esclarece a Declaração de Aceite do trabalho.

O trabalho de autoria de Santos, Karen e Vasquez (2020) analisa a modelagem matemática como estratégia em duas avaliações que foram aplicadas, em 2012, na Graduação em Educação Escolar Indígena na UNIFAP. Em 2018, o estudo foi desenvolvido como monografia do Curso de Graduação em Matemática, com base no método descritivo e coleta de dados obtida através da pesquisa bibliográfica e documental.

O resultado evidencia que a modelagem matemática foi utilizada como uma estratégia para planejar e resolver avaliações no ensino superior, com questões abertas sobre funções elementares, buscando instigar a criatividade e a reflexão sobre como produzir e resolver trabalhos de ciências exatas na formação inicial de professores indígenas.

Artigo: A modelagem matemática como estratégia para planejar e revolver avaliações na UNIFAP: Uma experiência de ensino intercultural

0

Trabalho utilizando modelos matemáticos para predição de casos da COVID-19 no Amapá é publicado por docentes da UNIFAP

Pesquisadores das diversas áreas, incluindo os docentes do curso de Matemática Dra. Simone Leal, Me. Neylan Dias e Me. Edcarlos Vasconcelos, publicaram uma pesquisa intitulada PREDIÇÃO DA PROPAGAÇÃO DO SARS-COV-2 NO ESTADO DO AMAPÁ, AMAZÔNIA, BRASIL, POR MODELAGEM MATEMÁTICA

No artigo, foram utilizados modelos epidemiológicos, como o SIR e vSIR. As simulações mostraram previsões para intervalos de 7 a 10 dias, consideradas boas estimativas para a tomada de medidas de prevenção pelos órgãos competentes.

Um dos resultados do artigo Predição da propagação do SARS-CoV-2 no Estado do Amapá, Amazônia, Brasil, por modelagem matemática.

Participaram do estudo os pesquisadores: Neylan Leal,  Edcarlos Vasconcelos, Marcelo Amanajas Pires, Daniel Chaves, Katsumi Sanada, Amanda Alves Fecury, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias, Euzébio de Oliveira, Carla Viana Dendasck e Simone Delphim Leal. Além de docentes da UNIFAP, também participaram da pesquisa professores do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Notícia completa em: http://www.unifap.br/pesquisadores-da-unifap-publicam-estudo-matematico-sobre-a-evolucao-da-covid-19-no-amapa/

Leia o artigo na íntegra Predição da propagação do SARS-CoV-2 no Estado do Amapá, Amazônia, Brasil, por modelagem matemática