0

Professora e ex-aluna do PROFMAT lançam livro sobre uso da tecnologia no ensino de Geometria

file_0206758A professora do curso de Matemática da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Simone Delphim, junto com a pesquisadora e mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat/Unifap), Valeria Costa Gomes, lançaram na semana passada o livro “Abordagens no Ensino das Geometrias”, que traz uma proposta metodológica para o ensino de Geometria na educação básica por meio de softwares. O livro foi lançado na mesma noite em dois locais diferentes: na Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap), realizado no auditório do Sebrae-AP;  e no evento científico da Uniasselvi, que aconteceu na centenária Fortaleza de São José de Macapá.

Segundo a professora Simone Almeida, o lançamento marca um momento único em sua carreira acadêmica, sendo este o resultado de anos de dedicação à pesquisa e extensão em prol da transposição didática para o ensino da Matemática na Educação Básica.

A professora Valéria Costa ressaltou a importância de ter publicado um trabalho na área de pesquisa da Educação Matemática, sendo este o primeiro passo de uma grande jornada literária. Segundo ela  o livro proporcionou novas perspectivas para publicações na área do ensino da Matemática, que ainda apresenta muito déficit no ensino e na aprendizagem.

 O professor Gleydson Augusto, mestre em Educação e editor local da obra, ressaltou a importância da editora Autografia no mercado de trabalho em termos de qualidade de material produzido no meio acadêmico científico e, agradeceu todo o apoio da editora e dos coordenadores dos eventos que abriram a oportunidade para que o lançamento se tornasse um grande sucesso.

Sobre o livro

“Abordagens no Ensino das Geometrias” versa acerca de uma proposta metodológica para a inserção dos conceitos básicos da Geometria Hiperbólica no ensino das Geometrias Não-Euclidianas na Educação Básica por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica. Deixa-se claro que, no âmbito exposto, o texto do livro considera que o fazer matemático como produto da criação humana caracteriza-se em um processo passível de mudanças que vai aperfeiçoando-se e modelando-se por vários atores em diversos palcos.

Fonte: Editora Autografia

Edição: AER / Unifap

Fotos: Divulgação

file_0206756file_0206757

Fonte: www.unifap.br

Rômulo Lima da Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *