0

Minicurso MATLAB

MATLAB (MATrix LABoratory) trata-se de um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB engloba análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional. 

Tendo surgido o interesse de trabalhar com o software em sala de aula, o aluno graduando Mattheus Lustosa, sob orientação dos professores Dr Ranon de Souza Gomes e Dra. Solange Cromianski, deu o pontapé inicial no planejamento do Minicurso Estruturas de Cálculo Desenvolvidas no Software Matlab no início de janeiro de 2019.

O minicurso teve suas aulas iniciadas no dia 14 de maio e foram concluídas em 4 de junho de 2019, acontecendo todas às terças e quintas de 13:30 até às 15:20, no Bloco de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação (DCET), no Laboratório de Computação 2, localizado na UNIFAP, tendo como público alvo graduandos, técnicos e professores internos e externos desta Instituição. 

Ao início de cada aula eram apresentados todos os comandos necessários e suas funções, em seguida, um exemplo aplicado dentro do software e por fim era entregue sempre uma lista de exercícios com questões aplicadas às Engenharias, a Matemática e a Física. 

O minicurso teve como objetivo incentivar e motivar o estudo da ferramenta, ensinando fundamentos de Cálculo e Programação em linguagem Matlab e suas funções mais relevantes para estudantes. 

“Foi uma realização pessoal, na qual além de repassar o conhecimento que eu tinha, pude ainda aprender muito mais, evoluindo de forma significante a minha prática de ensino. A experiência que tive foi única e surpreendente, onde tivemos o total de 26 inscritos. Todos eles receberam muito bem o projeto e foram muito participativos, elogiando e até mesmo pedindo já um segundo minicurso! ” (Mattheus Lustosa)

Rômulo Lima da Gama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *