O projeto pedagógico do Curso de Graduação de Medicina da Universidade Federal do Amapá tem como pressupostos: “… assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor” (LIBÂNEO, 1998: 29). A educação é, portanto, um processo realizado com o aluno e não sobre ele; este assume papel de sujeito ativo e é introduzido nos significados da cultura e da ciência por meio de intercessões cognitivas, tendo o professor como mediador e facilitador desse processo.
Com isso, a concepção de aprender, adotada neste curso, é de MARTINS (1992: 82) “… aprender consiste na possibilidade que tem o ser humano de tomar consciência da necessidade de reorganizar um projeto pessoal baseada na discrepância que percebe existir entre o que este sabe e a compreensão das ações dos outros (pais, professores e amigos)”.
Não se concebe, portanto, a transmissão passiva de conhecimentos, mas propõem-se metodologias ativas que desenvolvem a competência de pensar. O papel do professor é o de colocar problemas, fazer perguntas, dialogar, ouvir os alunos, incitá-los a argumentar, respeitar a leitura de mundo de cada um, abrir espaços para expressão de pensamentos, sentimentos, desejos e da realidade vivida.
A pesquisa se constitui, nesse contexto, como uma metodologia do processo ensino-aprendizagem, bem como a metodologia da problematização que permite ao professor identificar as diferenças entre os graduandos com a possibilidade de acompanhamento individualizado o que lhe outorga a formação de orientador e que propicia aproximações e afastamentos sucessivos gerando um processo de reflexão. Dessa forma, o processo ensino-aprendizagem gera uma relação dinâmica entre o sujeito que apreende e o objeto que é apreendido pautado na singularidade e no tempo de assimilação de cada um.
A estrutura curricular propõe um modelo que organiza atividades e experiências simuladas planejadas e orientadas, de forma a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua profissionalização, de vivências interdisciplinares e de prática profissional. A sequência estabelecida para o desenvolvimento do curso deverá propiciar condições reais para que o aluno entre, desde o primeiro ano, em contato com a realidade social e dos serviços de saúde realizando atividades em uma gradação crescente de dificuldades. O Currículo observa a seguinte distribuição: 5 Unidades Educacionais organizadas em 6 anos de curso.
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA
| CÓDIGO | 1º ANO – 1º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 101 | Introdução ao Estudo da Medicina | 90 | 6 | 60 min |
| MD 102 | Concepção e Formação do Ser Humano | 105 | 7 | 60 min |
| MD 103 | Metabolismo | 120 | 8 | 60 min |
| IESC 101 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 101 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 1º ANO – 2º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 104 | Funções Biológicas | 120 | 8 | 60 min |
| MD 105 | Mecanismos de Agressão e Defesa | 105 | 7 | 60 min |
| MD 106 | Abrangência das Ações de Saúde | 90 | 6 | 60 min |
| IESC 102 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 102 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 2º ANO – 3º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 201 | Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento | 90 | 6 | 60 min |
| MD 202 | Percepção, Consciência e Emoção | 105 | 7 | 60 min |
| MD 203 | Processo de Envelhecimento | 120 | 8 | 60 min |
| IESC 201 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 201 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 2º ANO – 4º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 204 | Proliferação Celular | 120 | 8 | 60 min |
| MD 205 | Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar | 105 | 7 | 60 min |
| MD 206 | Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente | 90 | 6 | 60 min |
| IESC 202 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 202 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 3º ANO – 5º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 301 | Dor | 90 | 6 | 60 min |
| MD 302 | Dor Abdominal, Diarreia, Vômitos e Icterícia | 105 | 7 | 60 min |
| MD 303 | Febre, Inflamação e Infecção | 120 | 8 | 60 min |
| IESC 301 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 301 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 3º ANO – 6º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 304 | Problemas Mentais e de Comportamento | 120 | 8 | 60 min |
| MD 305 | Perda de Sangue | 105 | 7 | 60 min |
| MD 306 | Fadiga, Perda de Peso e Anemias | 90 | 6 | 60 min |
| IESC 302 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 302 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 4º ANO – 7º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| MD 401 | Locomoção | 90 | 6 | 60 min |
| MD 402 | Dispneia, Dor Torácica e Edemas | 105 | 7 | 60 min |
| MD 403 | Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência | 120 | 8 | 60 min |
| IESC 401 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 401 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 4º ANO – 8º SEMESTRE | CARGA HORÁRIA | HORA/ AULA | |
| MD 404 | Desordens Nutricionais e Metabólicas | 120 | 8 | 60 min |
| MD 405 | Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenias | 105 | 7 | 60 min |
| MD 406 | Emergências | 90 | 6 | 60 min |
| IESC 402 | Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade | 135 | 9 | 60 min |
| HCB 402 | Habilidades Clínicas e Bioética | 135 | 9 | 60 min |
| SUBTOTAL | 585 | 39 | ||
| CÓDIGO | 5º ANO – 9º E 10º SEMESTRES (INTERNATO) | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| INT 501 | Clínica Médica I | 240 | 16 | 60 min |
| INT 502 | Clínica Cirúrgica I | 240 | 16 | 60 min |
| INT 503 | Pediatria I | 240 | 16 | 60 min |
| INT 504 | Ginecologia-Obstetrícia I | 240 | 16 | 60 min |
| INT 505 | Saúde Comunitária | 240 | 16 | 60 min |
| INT 506 | Urgência e Emergência | 240 | 16 | 60 min |
| INT 507 | Saúde Mental | 240 | 16 | 60 min |
| SUBTOTAL | 1680 | 112 | 60 min | |
| CÓDIGO | 6º ANO – 11º E 12º SEMESTRES (INTERNATO) | CARGA HORÁRIA | CRÉDITO | HORA/ AULA |
| INT 601 | Clínica Médica II | 210 | 14 | 60 min |
| INT 602 | Clínica Cirúrgica II | 210 | 14 | 60 min |
| INT 603 | Pediatria II | 210 | 14 | 60 min |
| INT 604 | Ginecologia-Obstetrícia II | 210 | 14 | 60 min |
| INT 605 | Rural e Indígena | 210 | 14 | 60 min |
| INT 606 | Estágio Eletivo | 210 | 14 | 60 min |
| INT 607 | Urgência Emergência UPA | 210 | 14 | 60 min |
| SUBTOTAL | 1470 | 98 | ||
| AC | Atividades Complementares | 210 | 14 | 60 min |
| TCC | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 180 | 12 | 60 min |
| DOP | Disciplinas Optativas | 120 | 8 | 60 min |
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ROL DE DISCIPLINAS OPTATIVAS | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | HORA/ AULA |
| LIBRAS | 60 | 4 | 60 min | |
| Medicina Legal | 60 | 4 | 60 min | |
| Sociologia Aplicada a Saúde | 60 | 4 | 60 min | |
| Emoções no Processo Saúde/Doença/ Morte | 60 | 4 | 60 min | |
| CARGA HORÁRIA TOTAL | CRÉDITOS | |||
| Séries – 1º ao 4 º Ano | 4680 | 312 | ||
| Internato – 5º e 6º Ano | 3150 | 210 | ||
| Atividades Complementares | 210 | 14 | ||
| Trabalho de Conclusão de Curso | 180 | 12 | ||
| Disciplinas Optativas | 120 | 8 | ||
| TOTAL | 8340 | 556 | ||
