A Universidade Federal do Amapá consolida-se em uma época em que as Instituições de Ensino Superior, em sua maioria, estão marcadas pela objetivação e fragmentação da estrutura curricular, pela visão do mercado, especialização e compartimentalização das ciências.

A compreensão crítica desta realidade conduz ao entendimento da educação do ensino superior sendo constituído por múltiplas dimensões do conhecimento humano que assegure ao acadêmico-profissional uma formação teórico-prática fundamentada no rigor científico, técnico, nas reflexões humanistas e na conduta ética. Com isso a UNIFAP optou por desenvolver o projeto pedagógico do Curso de Medicina utilizando a Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou PBL (Problem Based Learning).

A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problema foi implantada no final da década de 1960 na Universidade de McMaster, no Canadá, e, pouco depois, na Universidade de Maastricht, na Holanda. No Brasil, a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e o Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciaram um novo currículo baseado em ABP em 1997 e 1998, respectivamente. Atualmente, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) se propõe a uma experiência que avança nas perspectivas dessa metodologia. Além disso, diferentes escolas adotam a metodologia, tais como a Harvard Medical School, Stanford, UFSC, UFRR, PUC-GO, PUC-PR, UEPA-Santarém, CESUPA e muitas outras.

Essa metodologia apresenta como características principais o fato de ser centrada no aluno, se desenvolver em pequenos grupos tutoriais, apresentar problemas em contexto clínico, ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar e orientada para a aprendizagem do adulto. Os estudos acerca da metodologia do ABP têm se enriquecido com os conhecimentos sobre a gênese do processo cognitivo, da aprendizagem do adulto e da fisiologia da memória, ressaltando-se a importância da experiência prévia e da participação ativa como pontos fundamentais para a motivação e aquisição de conhecimentos.

A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas estimula no aluno a capacidade de aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de ouvir outras opiniões, mesmo que contrárias as suas e induz o aluno a assumir um papel ativo e responsável pelo seu aprendizado. A metodologia da ABP objetiva, ainda, conscientizar o aluno do que ele sabe e do que precisa aprender e motiva-o a ir buscar as informações relevantes.

Essa metodologia exige, também, uma mudança radical no papel do professor que deixa de ser o transmissor do saber e passa a ser um estimulador e parceiro do estudante na descoberta do conhecimento.

O currículo do curso, organizado tendo como referência essa metodologia, reflete os pressupostos filosóficos, políticos e socio-culturais, que norteiam a construção dos objetivos educacionais para desenvolvimento de competências do futuro médico. Esse currículo é integrado, está centrado no estudante, baseado em problemas e orientado à comunidade.

O currículo integrado requer a articulação entre teoria e prática, entre a universidade e os serviços de saúde, entre as distintas áreas de conhecimento, entre os aspectos objetivos e subjetivos num processo de formação flexível e multiprofissional, sendo capaz de levar em conta os saberes,as necessidades individuais de aprendizagem e os problemas da realidade. Nessa perspectiva, as dimensões psicológica e pedagógica da aprendizagem, selecionadas para o desenvolvimento de competência, estão referenciadas na concepção construtivista do processo ensino-aprendizagem, na integração teoria-prática, nos referenciais da aprendizagem significativa e de adultos e na utilização de metodologias ativas de aprendizagem.

A aprendizagem baseada em problemas, realizada em pequenos grupos, se conecta integralmente com a formulação de questões de aprendizagem pelos estudantes, segundo suas próprias necessidades de aprendizagem.

O currículo do curso médico, também focaliza a ampliação do modelo biomédico por meio da inclusão das dimensões psicológica, política e social na compreensão do processo saúde-doença e na formulação do plano de cuidados para os pacientes.

A orientação à comunidade refere-se não somente à utilização dos problemas prevalentes e relevantes como base para a aprendizagem dos estudantes, mas também à parceria da escola com os serviços de saúde do município e do estado na busca da resolução dos problemas de saúde e da melhoria do cuidado prestado a essa comunidade.

O curso tem, ainda, estrita observância as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, resolução CNE/CES n. 1133 de 03 de março de 2001.

Considerando estes pressupostos, o Curso de Medicina da UNIFAP concebe uma formação profissional generalista e humanista. O Médico egresso da UNIFAP será um profissional ativo nas diversas áreas de conhecimento, nos processos de planejamento e implantação de programas destinados à educação, promoção, proteção, prevenção e restauração da saúde, atuando como agente da saúde integrado às necessidades da comunidade Deverá ser crítico e reflexivo apoiado no rigor científico, cultural e intelectual, levando em consideração a harmonia e a qualidade assistencial em seu trabalho podendo integrar-se a uma equipe multidisciplinar, sem renunciar a sua independência ético/profissional.