Matriz Curricular

O projeto pedagógico do Curso de Graduação de Medicina da Universidade Federal do Amapá tem como pressupostos: “… assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor” (LIBÂNEO, 1998: 29). A educação é, portanto, um processo realizado com o aluno e não sobre ele; este assume papel de sujeito ativo e é introduzido nos significados da cultura e da ciência por meio de intercessões cognitivas, tendo o professor como mediador e facilitador desse processo.

Com isso, a concepção de aprender, adotada neste curso, é de MARTINS (1992: 82) “… aprender consiste na possibilidade que tem o ser humano de tomar consciência da necessidade de reorganizar um projeto pessoal baseada na discrepância que percebe existir entre o que este sabe e a compreensão das ações dos outros (pais, professores e amigos)”.

Não se concebe, portanto, a transmissão passiva de conhecimentos, mas propõem-se metodologias ativas que desenvolvem a competência de pensar. O papel do professor é o de colocar problemas, fazer perguntas, dialogar, ouvir os alunos, incitá-los a argumentar, respeitar a leitura de mundo de cada um, abrir espaços para expressão de pensamentos, sentimentos, desejos e da realidade vivida.

A pesquisa se constitui, nesse contexto, como uma metodologia do processo ensino-aprendizagem, bem como a metodologia da problematização que permite ao professor identificar as diferenças entre os graduandos com a possibilidade de acompanhamento individualizado o que lhe outorga a formação de orientador e que propicia aproximações e afastamentos sucessivos gerando um processo de reflexão. Dessa forma, o processo ensino-aprendizagem gera uma relação dinâmica entre o sujeito que apreende e o objeto que é apreendido pautado na singularidade e no tempo de assimilação de cada um.

A estrutura curricular propõe um modelo que organiza atividades e experiências simuladas planejadas e orientadas, de forma a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua profissionalização, de vivências interdisciplinares e de prática profissional. A seqüência estabelecida para o desenvolvimento do curso deverá propiciar condições reais para que o aluno entre, desde o primeiro ano, em contato com a realidade social e dos serviços de saúde realizando atividades em uma gradação crescente de dificuldades. O Currículo observa a seguinte distribuição:

5 Unidades Educacionais organizadas em 6 anos de curso.

MATRIZ CURRICULAR ATUAL

MATRIZ CURRICULAR TURMA 2010

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FORMULÁRIO CÔMPUTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

6.513 Comments

  1. Howdy would you mind stating which blog platform you’re using?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a hard time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  2. I am really happy to glance at this web site posts which contains
    plenty of helpful information, thanks for providing these statistics.

    impings (Chandra)