O projeto pedagógico do Curso de Graduação de Medicina da Universidade Federal do Amapá tem como pressupostos: “… assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor” (LIBÂNEO, 1998: 29). A educação é, portanto, um processo realizado com o aluno e não sobre ele; este assume papel de sujeito ativo e é introduzido nos significados da cultura e da ciência por meio de intercessões cognitivas, tendo o professor como mediador e facilitador desse processo.

Com isso, a concepção de aprender, adotada neste curso, é de MARTINS (1992: 82) “… aprender consiste na possibilidade que tem o ser humano de tomar consciência da necessidade de reorganizar um projeto pessoal baseada na discrepância que percebe existir entre o que este sabe e a compreensão das ações dos outros (pais, professores e amigos)”.

Não se concebe, portanto, a transmissão passiva de conhecimentos, mas propõem-se metodologias ativas que desenvolvem a competência de pensar. O papel do professor é o de colocar problemas, fazer perguntas, dialogar, ouvir os alunos, incitá-los a argumentar, respeitar a leitura de mundo de cada um, abrir espaços para expressão de pensamentos, sentimentos, desejos e da realidade vivida.

A pesquisa se constitui, nesse contexto, como uma metodologia do processo ensino-aprendizagem, bem como a metodologia da problematização que permite ao professor identificar as diferenças entre os graduandos com a possibilidade de acompanhamento individualizado o que lhe outorga a formação de orientador e que propicia aproximações e afastamentos sucessivos gerando um processo de reflexão. Dessa forma, o processo ensino-aprendizagem gera uma relação dinâmica entre o sujeito que apreende e o objeto que é apreendido pautado na singularidade e no tempo de assimilação de cada um.

A estrutura curricular propõe um modelo que organiza atividades e experiências simuladas planejadas e orientadas, de forma a possibilitar aos alunos a construção da trajetória de sua profissionalização, de vivências interdisciplinares e de prática profissional. A sequência estabelecida para o desenvolvimento do curso deverá propiciar condições reais para que o aluno entre, desde o primeiro ano, em contato com a realidade social e dos serviços de saúde realizando atividades em uma gradação crescente de dificuldades. O Currículo observa a seguinte distribuição: 5 Unidades Educacionais organizadas em 6 anos de curso.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

CÓDIGO 1º ANO – 1º  SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 101 Introdução ao Estudo da Medicina 90 6 60 min
MD 102 Concepção e Formação do Ser Humano 105 7 60 min
MD 103 Metabolismo 120 8 60 min
IESC 101 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 101 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO  1º ANO – 2º   SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 104 Funções Biológicas 120 8 60 min
MD 105 Mecanismos de Agressão e Defesa 105 7 60 min
MD 106 Abrangência das Ações de Saúde 90 6 60 min
IESC 102 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 102 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO 2º ANO – 3º   SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 201 Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento 90 6 60 min
MD 202 Percepção, Consciência e Emoção 105 7 60 min
MD 203 Processo de Envelhecimento 120 8 60 min
IESC 201 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 201 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
 CÓDIGO 2º ANO – 4º   SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 204 Proliferação Celular 120 8 60 min
MD 205 Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar 105 7 60 min
MD 206 Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente 90 6 60 min
IESC 202 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 202 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO 3º ANO – 5º  SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 301 Dor 90 6 60 min
MD 302 Dor Abdominal, Diarreia, Vômitos e Icterícia 105 7 60 min
MD 303 Febre, Inflamação e Infecção 120 8 60 min
IESC 301 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 301 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO  3º ANO – 6º  SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 304 Problemas Mentais e de Comportamento 120 8 60 min
MD 305 Perda de Sangue 105 7 60 min
MD 306 Fadiga, Perda de Peso e Anemias 90 6 60 min
IESC 302 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 302 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO 4º ANO – 7º  SEMESTRE CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
MD 401 Locomoção 90 6 60 min
MD 402 Dispneia, Dor Torácica e Edemas 105 7 60 min
MD 403 Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência 120 8 60 min
IESC 401 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 401 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO  4º ANO – 8º  SEMESTRE CARGA HORÁRIA   HORA/ AULA
MD 404 Desordens Nutricionais e Metabólicas 120 8 60 min
MD 405 Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenias 105 7 60 min
MD 406 Emergências 90 6 60 min
IESC 402 Prática de Interação Ensino Serviços e Comunidade 135 9 60 min
HCB 402 Habilidades Clínicas e Bioética 135 9 60 min
SUBTOTAL 585 39  
CÓDIGO 5º ANO – 9º  E 10º SEMESTRES (INTERNATO) CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
INT 501 Clínica Médica I 240 16 60 min
INT 502 Clínica Cirúrgica I 240 16 60 min
INT 503 Pediatria I 240 16 60 min
INT 504 Ginecologia-Obstetrícia I 240 16 60 min
INT 505 Saúde Comunitária 240 16 60 min
INT 506 Urgência e Emergência 240 16 60 min 
INT 507 Saúde Mental 240 16 60 min
SUBTOTAL 1680 112 60 min
CÓDIGO 6º ANO – 11º  E 12º SEMESTRES  (INTERNATO) CARGA HORÁRIA CRÉDITO HORA/ AULA
INT 601 Clínica Médica II 210 14 60 min
INT 602 Clínica Cirúrgica II 210 14 60 min
INT 603 Pediatria II 210 14 60 min
INT 604 Ginecologia-Obstetrícia II 210 14 60 min
INT 605 Rural e Indígena 210 14 60 min
INT 606 Estágio Eletivo 210 14 60 min
INT 607 Urgência Emergência UPA 210 14 60 min
SUBTOTAL 1470 98  
AC Atividades Complementares 210 14 60 min
TCC Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 180 12 60 min
DOP Disciplinas Optativas 120 8 60 min
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROL DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CARGA HORÁRIA CRÉDITOS HORA/ AULA
LIBRAS 60 4 60 min
Medicina Legal 60 4 60 min
Sociologia Aplicada a Saúde 60 4 60 min
Emoções no Processo Saúde/Doença/ Morte 60 4 60 min
CARGA HORÁRIA TOTAL CRÉDITOS  
Séries – 1º ao 4 º Ano 4680 312
Internato – 5º e 6º Ano 3150 210
Atividades Complementares 210 14
Trabalho de Conclusão de Curso 180 12
Disciplinas Optativas 120 8  
TOTAL                                              8340 556