Você está visualizando atualmente CONVITE

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Amapá (NITT/UNIFAP) realizará no dia 05 de abril de 2023 (quarta-feira) a Solenidade Comemorativa à Concessão da Primeira Patente da UNIFAP.

Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), em 21 de março de 2023, a Patente de Modelo de Utilidade da DESPOLPADEIRA FOTOVOLTAICA DE AÇAÍ garante à Universidade direitos de propriedade intelectual sobre o invento, desenvolvido pelos pesquisadores Alaan Ubaiara Brito, Allana Trajano Feijão e Anita Maria das Graças Almeida.

A Despolpadeira Fotovoltáica de Açaí foi pensada para facilitar a vida das comunidades do interior do estado que não tem acesso à energia elétrica e que, portanto, não podem usar uma batedeira tradicional. Ela combina duas tecnologias já existentes: a batedeira de açaí tradicional e a produção de energia solar, e cria um produto com uma nova funcionalidade, ou seja, que pode funcionar sem energia elétrica, uma novidade muito significativa e com grande impacto social para a região amazônica.

O Pedido de Patente foi realizado e acompanhado pelo NITT/UNIFAP, unidade responsável pela gestão da propriedade intelectual desenvolvida na instituição.