PIBITI

Apresentanção

PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

OBJETIVOS

  • Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e
  • Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

EVOLUÇÃO DAS BOLSAS PIBITI (2015-2023)

  • Cabe ressaltar que desde sua implementação em 2015, o quantitativo de bolsas disponibilizadas pelas instituição e pelo CNPq só aumentaram no decorrer dos anos, assim como a demanda. Abaixo segue a evolução do quantitativo de bolsas ao longo dos anos.
 

A RESOLUÇÃO CNPq Nº 4, DE 27 DE MAIO DE 2021, dispõe sobre:

  • Regulamenta, na forma do anexo, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.
  • Ficam convalidadas todas as edições do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica realizadas até a presente data.
  • Esta Resolução entra em vigor no primeiro dia útil do mês seguinte ao da sua publicação.

A Norma do CNPq RN – 042/2019 dispõe sobre Bolsas por Quota no País.

Ela estabelece as normas gerais e específicas para as seguintes modalidades de bolsas por quota no País:

  • altera na RN 17/2006
  • Apoio Técnico (AT)
  • Iniciação Científica (IC)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
    – Pós-Graduação – Mestrado (GM) e Doutorado (GD)
  • Iniciação Científica Júnior (ICJ)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Revoga a Resolução n.º 07/2015-CONSU e estabelece as diretrizes que regulamentam o preenchimento do Plano de Atividades Individuais do Docente (PAID) e a respectiva distribuição da carga horária de trabalho, no âmbito da Universidade Federal do Amapá.

APÊNDICE B – Parâmetros para distribuição da carga horária no PAID, por grupo de atividades