RNP transmite pela primeira vez cirurgias com transmissão simultânea em 4K

No dia 10/12, a RNP promoveu a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4k (resolução quatro vezes superior à full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos. Os hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES) e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), foram as instituições responsáveis pelos procedimentos.

A demonstração inédita teve dois pontos de visualização: um no Hotel San Marco, em Brasília, e o outro em San Diego, na Califórnia. Na cidade norte-americana, o evento foi feito pelo CineGrid, associação internacional integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisas de vários países do mundo.

Para isso, foi utilizado o pacote de software denominado ‘’Player Fogo’’, desenvolvido pelo o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB), em parceria com a RNP, que transmite, reproduz, armazena e transcodifica vídeos UHD (Ultra Alta Definição, traduzido do inglês).

“Trata-se de um grande ganho para a educação. Com as transmissões em 4K, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde poderão assistir às cirurgias detalhadamente e discutir com os especialistas. Para se ter uma ideia, um coração, por exemplo, passa a ter o tamanho de um ser humano na tela”, disse Luiz Ary Messina, coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa da RNP que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

“Foi a primeira vez que algo do tipo partiu do Brasil para os Estados Unidos”, finalizou. Ele adiantou que, para 2014, já estão sendo planejadas duas novas transmissões de cirurgias em eventos de larga escala.

Fonte: RNP