Workshop Sobre Platafoma “Expresso V3”

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI esteve presente no Workshop de Segurança da Informação – Expresso V3, promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro em parceria com a Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia – Renasic e a Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais – CESeg. O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de janeiro na Escola de Administração Fazendária – Esaf.

O Workshop reuniu representantes de universidades, governo e empresas para promover discussões e ações de melhorias de segurança para o Expresso, a suíte de comunicação construída com software livre, que será utilizada pelo governo federal e é uma das medidas de segurança adotadas pelo Estado brasileiro depois das denúncias de espionagem norte-americana. O evento teve como resultado a apresentação de um plano de melhorias para a suíte de comunicação.

O evento foi aberto pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, o coordenador-geral da Esaf, Alexandre Mota e pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni. Para o ministro, a segurança da informação marca a necessidade de cooperação entre capacidade técnica e a missão de preservar a soberania nacional. “Soluções feitas no Brasil com o código aberto, como o Expresso, são sem dúvida uma das expressões da defesa dessa soberania”, concluiu Amorim.

No segundo dia, os trabalhos foram divididos entre quatro grupos técnicos: criptografia e mobilidade, segurança no desenvolvimento, arquitetura de segurança e o grupo homologação, produção e auditória, que foi coordenado pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos. De acordo com Lemos, o ITI foi apontado como um modelo de boas práticas nos quesitos de auditoria e homologação, por isso, foi convidado para participar ativamente do evento. “Na mesa que coordenei, foram debatidos quatro itens básicos, processo de produção com foco em segurança, ckecklist para implantação da produção, processo de teste de automação e homologação de produtos e interceptação legal com foco no processo”, listou Lemos.

Em todos os grupos de trabalho estiveram presentes representantes do ITI. “A participação do ITI no Workshop foi uma obrigação institucional, pois o Expresso é uma ação de política pública sobre um assunto crítico, que tem um decreto para ser cumprido em curto prazo. E o projeto, sempre que cita segurança, certificação e homologação, diz que devem ser seguidos os padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, dessa forma, nossa presença foi fundamental”, finalizou Lemos.

Mais informações sobre o Workshop de Segurança da Informação – Expresso V3 podem ser obtidas na página do evento.

Fonte: ITI