RNP inicia primeira capacitação do projeto Cidades Digitais

No dia 17/2, foi realizada, na Escola Superior de Redes de Salvador (BA), a primeira aula do curso de capacitação em Governança de Tecnologia da Informação voltado aos servidores dos municípios atendidos pelo programa Cidades Digitais, iniciativa de parceria entre o Ministério das Comunicações
(MiniCom) e a RNP.

Estavam presentes 18 servidores públicos de 11 municípios da Bahia, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, entre eles, representantes das prefeituras de Guanambi (BA), Itaberaba (BA), Itabuna (BA), Juazeiro (BA), Lauro de Freitas (BA), Rio Acima (MG), São José do Vale do Preto (RJ) e Uruçuca(BA), todas contempladas pelo projeto.

Os alunos foram recebidos pela Coordenadora do POP-BA da RNP e da ReMeSSA (Rede Metropolitana de Salvador), Claudete Alves, também Presidente do Comitê Gestor da Redecomep de Salvador. A abertura da aula inaugural ficou por conta de Diego Aguilera, Coordenador-Geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom. Segundo ele, o objetivo é preparar a administração pública local para gerenciar, da melhor forma toda, toda a tecnologia disponibilizada pelo programa, maximizando os benefícios para a população.

O curso terá a duração de duas semanas, com oito horas de aulas por dia. Além dos Fundamentos de Governança de TI (GTI2) e Gerenciamento de Serviços de TI (GTI3), ministrados pelo instrutor Leandro Pfeifer Macedo, e Gerenciamento de Projetos (GTI6), conduzido pelo instrutor Francisco José Silveira de Vasconcellos, também está prevista a realização de outros cursos, nos eixos de Gestão Estratégica, Operacional de Redes e Operacional de Sistemas Linux.

O objetivo das capacitações é desenvolver as competências, a sustentação e a implantação das redes nos municípios, incluindo os níveis estratégico, tático, operacional redes e operacional sistemas. A ESR é a responsável pela capacitação de 1200 funcionários das 80 prefeituras contempladas na primeira fase do projeto.

A próxima capacitação do projeto Cidades Digitais será no dia 17 de março, em Curitiba, no Paraná.

Fonte: RNP