EDUROAM, UMA REDE QUE PERMITE ACESSO SEM FIO E SEGURO NA UNIFAP

Laiza Mangas – 03/05/2016

O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de pesquisa e educação. Lançado no Brasil em 2012, foi implantado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) em Janeiro de 2016.

O serviço permite que os acadêmicos e servidores da instituição obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro do campus e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço. Para obter o acesso é utilizado as credenciais do sistema acadêmico, SIGU. Dessa forma, o acadêmico ou servidor que chegar ao local que possui a rede Eduroam, poderá se conectar com o seu login e senha, a mesma utilizado no SIGU, e também no SIGRH, SIPAC e SIGAA.

Para o Analista de Tecnologia da Informação, Odirlei Barata, o serviço facilita o acesso à rede sem fio, pois o usuário não precisa fazer cadastro e saber configurações específicas, apenas com as suas credencias obtêm o acesso, “Se uma pessoa da instituição, por exemplo, estiver em uma Universidade da Europa que faz parte da comunidade, ela vai conseguir acesso com as credenciais que utiliza na Unifap, ou seja, não precisará fazer um cadastro de visitante ou pegar um acesso.”

Outro aspecto positivo é que pessoas que vierem de outros locais e quiserem se conectar dentro da UNIFAP, poderão usar sua própria identificação e senha de acesso da Instituição de origem.

A rede foi implantada há poucos meses e o primeiro prédio a receber foi o DERCA, agora está sendo ampliada por toda a Universidade, “Estamos expandindo para áreas que antes não tinha internet, o último local foi o bloco de história, que era uma grande reclamação dos acadêmicos. Já estamos em fase de conclusão no bloco”, afirma Jefferson Martins, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação.

A falta de infraestrutura nos blocos existentes é um ponto negativo para ampliação do serviço pelo campus, “Não são todos os pontos da Unifap que se tem acesso ao Eduroam, ainda estamos em fase de implantação”, diz Odirlei Barata. No início o acesso era limitado, hoje já tem uma melhora substancial no campus.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é quem mantém o serviço e entrega os links de internet para as Universidades Brasileiras. De acordo com Jefferson Martins, a empresa apoiou a implantação da tecnologia na Unifap, “Eles ofereceram treinamentos para que o nosso pessoal da área técnica estivesse capacitado no momento de implantação da tecnologia”, explicou ele.

Para acessar o serviço, é necessário encontrar a rede com o nome de Eduroam, quando for conectar vai pedir a autenticação, que é a mesma utilizada no SIGU, SIGRH, SIPAC E SIGAA. Dentro da Unifap pode colocar só o login e a senha. Entretanto, quando for acessar fora do campus é preciso colocar o identificador do órgão, nesse caso acrescenta-se o @unifap.br

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) disponibilizou manuais básicos para conectar o Eduroam em cada sistema operacional:

Eduroam para Android

Eduroam para iOS