Como participar de uma conferência web RNP
1. Data e horário das atividades
- Consultar o convite encaminhado por e-mail.
2. Instruções para entrar na sala virtual
- O usuário participará a partir de sua instituição, utilizando um computador, smartphone ou tablet, com acesso a Internet (vide requisitos abaixo).
Para dispositivos smartphone ou tablet instale o app Adobe Connect
- Abra o endereço da sala virtual indicado no convite
- Escolha a opção “Entre como um convidado” e coloque como identificação
- “<Seu_nome> – <Sigla_da_UORG>”
- Mantenha o “microfone” sempre em “mudo” quando não estiver falando.
- Questões podem ser colocadas na janela de “chat” durante a conferência.
- Notas
- Para um melhor aproveitamento dos eventos deverá optar por uma sala silenciosa e com o mínimo de movimentação de pessoas.
- Entrar na sala virtual indicada acima 10 minutos antes para teste e adequação dos recursos (áudio, vídeo, etc.).
3. Requisitos do computador
Para obter sucesso na participação do evento, recomenda-se o uso de:
- Computador Pentium IV de 1 GHz (ou superior) com no mínimo 512 MB de memória;
- Adobe Flash Player instalado (versão 8 ou superior);
- No Ubuntu Linux é necessário autorizar o acesso aos recursos microfone e auto-falantes, para isto faça:
- Habilite o canal de software “Parceiros da Canonical”.
- Abra o aplicativo “Central de Programas do Ubuntu”
- Clique no menu Editar->Canais de Software
- Clique na aba “Outros programas” e marque a opção ”Parceiros da Canonical” e clique em fechar
- Abra um terminal
- Instale o aplicativo de configuração do Adobe Flash:
- Habilite o canal de software “Parceiros da Canonical”.
sudo apt-get update && sudo apt-get install adobe-flash-properties-gtk
- Execute o aplicativo de configuração do Adobe Flash:
flash-player-properties
- Clique na aba “Câmera e microfone”, no botão “Configurações de câmera e microfone pelo site”
- Clique no botão “Adicionar” e no campo “domínio do site” coloque: webconf2.rnp.br. Na caixa de seleção “Quando este site quiser usar uma câmera ou um microfone” selecione a opção “permitir”.
- Feche todas as janelas da ferramenta.
- Enlace de acesso a Internet de no mínimo 256 Kbps;
- Fone de ouvido com microfone (headset) em perfeito funcionamento;
- Desejável webcam conectada ao computador;
- Usar navegador Internet Explorer (8 ou superior), Mozilla Firefox (8 ou superior) ou Chrome;
- Executar o teste de conectividade disponível em http://webconf2.rnp.br/
common//help/en/support/ meeting_test.htm - Caso apresente falha, verificar com o suporte local de TI se as portas 80 TCP, 443 TCP, 1935 TCP e 1935 UDP (por RTMP bidirecional) não estão bloqueadas pelo firewall da instituição.
4. Dentro da sala de conferência web
Ao entrar na sala você deverá AJUSTAR SEU ÁUDIO E MICROFONE. Para isso clique em “Reunião” e em seguida “Assistente de configuração de áudio…” e siga as orientações.
Após o ajuste você deverá SILENCIAR SEU MICROFONE, ativando somente quando for falar.
Após o início da reunião, quando você desejar se manifestar deverá clicar em “Levantar a mão”. Isso é necessário para organização da reunião.