No dia 20 de janeiro, acadêmicos do primeiro período de Pedagogia, do Campus Binacional, visitaram a Tenda São Benedito, localizada na comunidade quilombola São Benedito – Terreiro de Umbanda do Pai Bené, em Oiapoque.
A proposta da disciplina de Antropologia e Educação, ministrada pela professora Me. Doralice Veiga, teve por objetivo aproximar os acadêmicos da matriz Afro, pesquisada e sistematizada, em O Povo Brasileiro, por Darcy Ribeiro.
Os estudantes foram acolhidos pelo Pai Bené e demais membros da comunidade, com manifesta alegria. Foi realizada uma roda de conversa, onde os alunos entrevistaram a senhora Laurência e o Pai Bené, que discorreu sobre as raízes da Umbanda, com muita propriedade. A conversa foi espontânea, esclarecedora. As perguntas traduziram a curiosidade dos estudantes acerca das religiões afro.
Após a entrevista teve inicio o ritual em homenagem a São Sebastião, com cantoria, dança e muito batuque. Foi bonita a festa. Os depoimentos dos alunos relatam o choque cultural, não tanto como problema, mas, sobretudo, pela possibilidade de humanização e de aprendizagem.
Agradecemos à comunidade quilombola a acolhida, a entrevista, as informações, o carinho.