Representação espectral da função de Green com Python

Com entusiasmo, anunciamos a publicação do artigo “Aplicações computacionais em física: Representação espectral da função de Green com Python” na Revista Brasileira de Ensino de Física (Qualis CAPES A1). Uma obra de produção exclusiva do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET). Autores: Éverton Leal Pinheiro, Karla Miranda Barata, Odemar Julião do Nascimento Neto, Ramon dos Santos Martins e Marcelo R.S. Siqueira, todos da UNIFAP e do PET-Física, que destacam-se hoje em dia (Éverton – mestrando na Federal de Viçosa, Karla – Prof. SEED, Odemar – mestrando UFPA, Ramon – Prof. SEED e Marcelo – Tutor PET-Física).

O trabalho destaca a relevância do operador de Sturm-Liouville na representação da função de Green, especialmente em problemas de eletromagnetismo e mecânica quântica, onde esta técnica ajuda a sintetizar as principais equações da física e destaca a simetria inerente aos diversos sistemas. Esta integração entre matemática e programação não apenas oferece uma abordagem eficiente para resolver equações diferenciais não homogêneas, mas também facilita a compreensão de conceitos complexos por meio de análises visuais intuitivas.

Com a disponibilização de códigos e cálculos computacionais, esta publicação oferece recursos valiosos para estudantes e profissionais, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e enriquecedora em áreas como física aplicada, engenharia de telecomunicações e áreas afins.

Saiba mais: