O professor Dr. Paulo Gustavo Pellegrino Correa, docente do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira (PPGEF) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), participou, a convite do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, do evento “Resultados Comisión Académica de Esclarecimiento sobre la Guerra contra las Drogas en Colombia”, realizado no dia 4 de agosto de 2026, em Bogotá.
O docente foi convidado para comentar os resultados da Comissão Acadêmica de Esclarecimento sobre a Guerra contra as Drogas, iniciativa coordenada pela Chancelaria colombiana em parceria com a Universidad del Rosario e o Instituto de Estudios Políticos y Relaciones Internacionales (IEPRI) da Universidad Nacional de Colombia.
A Comissão foi criada a partir de recomendações da Comissão para o Esclarecimento da Verdade da Colômbia e tem como objetivo analisar, sob uma perspectiva acadêmica, os impactos estruturais das políticas de combate às drogas sobre a soberania, as instituições, os territórios, a democracia e a construção da paz.
Em sua intervenção, Paulo Gustavo Pellegrino destacou a relevância da iniciativa por separar, de forma analítica, os impactos provocados pelo narcotráfico enquanto economia ilegal daqueles decorrentes da chamada “Guerra contra as Drogas” como política pública. Segundo o pesquisador, essa distinção representa um avanço para a produção de evidências científicas e para a avaliação das políticas de segurança adotadas nas últimas décadas, permitindo compreender com maior precisão seus efeitos sobre as populações, os territórios e as instituições.
O docente também ressaltou que o trabalho desenvolvido pela Comissão possui alcance que ultrapassa o contexto colombiano, oferecendo uma metodologia de análise que poderá subsidiar estudos em outros países latino-americanos. Durante sua apresentação, estabeleceu paralelos entre as experiências da Colômbia, do Brasil e do México, discutindo temas como militarização da segurança pública, soberania, violência estatal, criminalização de populações vulneráveis e os desafios para a construção de políticas de drogas baseadas em evidências.
A participação do professor neste evento demonstra o reconhecimento internacional de sua produção acadêmica e reforça a inserção do PPGEF/UNIFAP nos debates estratégicos sobre segurança, fronteiras, integração regional e políticas públicas na América Latina. Além disso, o convite da Chancelaria colombiana reafirma a relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa, consolidando a atuação da UNIFAP em redes internacionais de pesquisa e cooperação científica.
