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COLEÇÃO DO PROFHISTÓRIA-UNIFAP – PROPOSTAS ACEITAS

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE CAPÍTULO PARA COLEÇÃO DO PROFHISTÓRIA-UNIFAP

 

PROPOSTAS ACEITAS

A Coordenação do ProfHistória-Unifap apresenta abaixo as propostas de capítulo que foram aprovadas para fazerem parte da etapa seguinte do processo de produção da Coleção de livros deste Programa. Tal aprovação não garante aos autores a publicação do texto nessa obra. Apenas os habilita a participar da etapa de submissão do texto completo do capítulo a um processo de avaliação com regras e prazos a serem divulgados em chamada própria.

 

Eis as propostas aprovadas:

 

  1. TEMPO, NARRATIVA E ORIENTAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Sidney Lobato

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DAS PRISÕES NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR

Eliane Vasquez, Erasmo José da Silva e Luciana Paula Nicoletti

 

  1. UMA ANÁLISE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Carmentilla Martins e Ocilene Cantidio

 

  1. QUE CURRÍCULO É ESSE? UMA ABORDAGEM DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E SEUS IMPACTOS NO AMAPÁ

João Costa Júnior

 

  1. O DEBATE SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA

Danilo Sorato

 

  1. HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO CINEMA DA RETOMADA – A FILMOGRAFIA DE WALTER SALLES (1990-2002)

Orione Vilhena

 

  1. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA DE ANÁLISE DE CHARGES

Rafael Pantoja

 

  1. MINECRAFT E IDADE MÉDIA: UM DIÁLOGO ENTRE O IMAGINÁRIO INFANTO-JUVENIL E O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR

Midiani Silveira

 

  1. OS SABERES E FAZERES DA COMUNDADE NA ESCOLA: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL A PARTIR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL

Angela Maria dos Anjos Nascimento

 

  1. FORTE CUMAÚ: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E CULTURAL NO ESTADO DO AMAPÁ

Maria Rita Monte

 

  1. RESISTÊNCIA CABANA EM HQ: A CABANAGEM TEMATIZADA EM TEXTOS E IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Gabriel Raiol

 

  1. O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE LARANJAL DO JARI EM MATERIAIS DIDÁTICOS: ENTRE DEBATES E SUGESTÕES

Marília Nascimento

 

  1. “MACAPÁ CINDERELA”: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ÁLBUM DE FIGURINHAS

Joaciany Paixão

 

  1. ÍNDIOS DO GRÃO-PARÁ: POSSIBILIDADES DO PROJETO RESGATE NO ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR

Paulo Cambraia e Joelma Siqueira

 

  1. AS FONTES COLONIAIS E O ENSINO HISTÓRIA INDÍGENA DO AMAPÁ: PROPOSTAS PARA AULAS PROBLEMATIZADORAS

Bruno Nascimento

 

  1. OS ESCRITOS DO JESUITA BETTENDORF SOBRE A AMAZÔNIA: UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINAR HISTÓRIA

Núbia Silva

 

  1. A ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO DE HISTÓRIA

Acir Furtado e Iuri Cavlak

 

  1. O USO DE DOCUMENTOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA DITADURA NO AMAPÁ

Danilo Pacheco

 

  1. MEMÓRIAS DOS SAMBAS-ENREDO NA SALA DE AULA

Rogério Serrão

 

  1. O USO DAS MEMÓRIAS DOS LUGARES PERDIDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Francisca Borges

 

  1. UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES? A BASE AEREA DE AMAPA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Arleno Amoras

 

  1. TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A COSMOGONIA PALIKUR E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES EM SALA DE AULA

Fernando Sousa e Cecília Bastos

 

  1. Preconceitos, (in)visibilidades indígenas e ensino de História

Vítor Ferreira

 

  1. A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO ENSINO DE HISTÓRIA

Luis Antonio Andrade

 

  1. A LEI Nº. 11.645/2008 E OS POVOS DO OIAPOQUE/AP: PROBLEMATIZANDO A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EJA

Hedilano Luiz Maciel

 

  1. VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS DO AMAPÁ COMO POSSIBILIDADES EDUCATIVAS OUTRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Eliana Ribeiro

 

  1. ESCAVANDO CONHECIMENTOS: CAMINHOS PARA INSERÇÃO DA CULTURA MARACÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA

Jackeline Silva

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E POVOS INDÍGENAS: O DESAFIO DA PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Arlete Souza

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Davi Silva

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DA PEDAGOGIA GRIÔ: ANCESTRALDADES, AFRICANIDADES E MEMÓRIAS COMO ESTRÁTÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Raimundo Diniz e Socorro Marte

 

  1. REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE INSERIR A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA COMO MEIO DE COMBATER O RACISMO

Rita Adriana Mendonça e Simone Almeida

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E SABERES LOCAIS: A PRESENÇA DA RELIGIOSIDADE POPULAR NOS RITUAIS AFRODESCENDENTES NA COMUNIDADE DO BAIRRO DO LAGUINHO

Aldeci Dias

 

  1. QUILOMBO DO CURIAÚ E HISTÓRIAS OUTRAS: POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO BÁSICO

Wanda Maria Borges Filha

 

  1. A INTERCULTURALIDADE ESTÁ NO CHÃO DA ESCOLA: DIFERENÇA, EXPERIENCIA E ALTERIDADES NA FRONTEIRA OIAPOQUENSE

Andreia Martel

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA: OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE USO DA HISTÓRIA LOCAL EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE AFUÁ-PA

Roberta Cacela

 

  1. FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ: DA CONSTRUÇÃO À TRANSFORMAÇÃO EM ÍCONE DA AMAPALIDADE

Doval Tomaz de Brito

 

 

 

 

Alexandre Cruz Alves Jr

Coordenador do ProfHistória-Unifap

alexandre.cruz

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