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Calendário Reuniões de Colegiado 2021

Prezadas e prezados, 

Na última reunião de colegiado definimos calendário de reuniões ordinárias do colegiado do Mestrado Profissional em Ensino de História para o ano de 2021, que ficaram para toda 2º sexta-feira de cada mês, às 9h da manhã, conforme segue abaixo:

– 13 de agosto (9h da manhã);

– 10 de setembro (9h da manhã);

– 8 de outubro (9h da manhã);

– 12 de novembro (9h da manhã);

– 10 de dezembro (9h da manhã);

MACAPÁ, 04 DE AGOSTO DE 2021

David J. S. Silva

Antônio C. Sardinha

Coordenação do PROFHISTÓRIA – UNIFAP

Portaria 882/2021

 

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5ª ASSEMBLEIA DO MESTRADO EM ENSINO DE HISTÓRIA – PROFHISTÓRIA/UNIFAP

A coordenação do Mestrado em Ensino de História convida docentes, técnico-administrativos e mestrandas/os para a 5ª Assembleia do MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA/PROFHISTÓRIA – UNIFAP.

PAUTA

  1. Informe sobre atualização de Prazos de Qualificações e Defesas para cada turma (2018, 2019 e 2020)
  2. Sugestões dos acadêmicos para subsidiar planejamento da coordenação
  3.  O que houver.

Local: Google Meet: https://meet.google.com/emk-gekk-pbr

Dia: 7 de Agosto de 2021

Horário: 14:00h às 15h.

(sala será aberta 15 minutos antes)

MACAPÁ, 03 DE AGOSTO DE 2021

David J. S. Silva

Antônio C. Sardinha

Coordenação do PROFHISTÓRIA – UNIFAP

Portaria 882/2021

 

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CHAMADA No 01/2021 – PRÊMIO DE MELHOR DISSERTAÇÃO DO PROFHISTÓRIA (TURMA 2018)

        Convidamos os egressos da Turma 2018 do ProfHistória/Unifap a participar do certame que escolherá a dissertação, que representará nosso Núcleo no Prêmio de melhor dissertação do Profhistória. Os interessados devem:

  1. Ler atentamente as regras da Chamada. Ao se inscrever nesse certame, o candidato indica que aceita as normas deste documento.
  2.  Enviar mensagem ao e-mail da Coordenação (profhistoriaunifap@yahoo.com), com o título “Inscrição no Prêmio de melhor dissertação do Profhistória (Turma 2018)”. No corpo da mensagem deverão constar: o nome completo do(a) candidato(a); o número de matrícula do egresso; a linha de pesquisa; e o nome do(a) orientador(a) da dissertação. Em anexo, deve apresentar a versão final da dissertação (homologada pelo Colegiado do Profhistória da Unifap).

        O prazo para inscrição das candidaturas será de 01 até 05 de março de 2021, podendo enviá-la até as 23h59. E o resultado será divulgado em 04 de abril de 2021.

        Para mais informações, acessar o Edital Nacional:  Edital_ Prêmio_Turma 2018

                                                                            

                                         Macapá-AP, 01 de março de 2021.

 

Eliane Leal Vasquez
Coordenadora do PROFHISTÓRIA
Portaria no 088/2021

Sidney da Silva Lobato  
Vice-Coordenador do PROFHISTÓRIA 
Portaria no 089/2021

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SEMINÁRIO ONLINE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA: Produção de materiais de história com uso de tecnologias digitais para educação básica

 

Público: Professores de história da educação básica, acadêmicos do Curso de Graduação em História e Mestrado Profissional em Ensino de História.

Certificação: Será emitida pela Coordenação do PROFHISTÓRIA.

Inscrição online: Serão realizadas durante o evento online, horário: 16:15-18:00h (12/02/2021) e 8:15-10:15h e 14:15-16:00h (13/02/2021), nos respectivos links:

 

 Programação do Seminário Online do Mestrado Profissional em Ensino de História: Produção de materiais de história com uso de tecnologias digitais para educação básica

Data: 12 de fevereiro de 2021

16:15h

 

Acesso ao Google Meet: 

ttps://meet.google.com/gnw-tmnv-fkw

 

16:30-16:45h

 

Abertura do seminário online

Profa Dra Eliane Leal Vasquez (UNIFAP)

Apresentação de proposta de Oficinas Online para ofertar como projeto de extensão vinculado ao PROFHISTÓRIA/UNIFAP, Mediadora: Profa Dra Eliane Leal Vasquez (UNIFAP)
16:45-17:00h

 

Bonecas Abayomi: Educando para a diversidade étnica, Priscila da Costa Nascimento, Manoelma Couto Rodrigues e Erica Diana da Costa

                              

17:00-17:15h Os Lugares de Memórias de Macapá, Francisca Borges de Sousa, Rosana Moura Serra da Gama e Vera do Socorro Cunha da Silva

 

17:15-17:30h Formação para Professores: Educação patrimonial ensino de história com uso de TIC, Gabriel Raiol Pinto, Maria Rita do Nascimento e Rogerio Coelho Serrão
 
16:45h Acesso ao Google Meet: https://meet.google.com/keo-sbdh-dxn

 

Apresentação de proposta de Oficinas Online para ofertar como projeto de extensão vinculado ao PROFHISTÓRIA/UNIFAP, Mediador: Prof Dr Marcos Vinícius de Freitas Reis (UNIFAP)
16:45h Acesso ao Google Meet:

https://meet.google.com/keo-sbdh-dxn

17:00-17:20h

 

A Bella Époque e o Imperialismo: Uma proposta de trabalho para professores do Ensino Médio, Aldeci da Silva Dias Erasmo José da Silva e Luciana Paula Santos Nicoletti

 

 

 

17:20-17:40h

 

Um Passeio pelo Mundo Feudal através do Google Classroom e Google Meet, Flávio Machado Domingues, Fernando Silva Sousa e Marcos Jesse Lopes da Silva

 

 

17:40-18:00h

 

Metodologia Ativa e Ensino de História: A proposta de uma sequência didática e seu uso no ensino híbrido, Joel de Souza Cordeiro, Flavio Sousa de Jesus e Hedilano Luiz da Silva Maciel, Lúcio Mauro Caldas Oliveira e Nubia Maria Santos da Silva

 

 Data: 13 de fevereiro de 2021

Sessão de apresentação de E-pôsteres sobre proposta de tema para o projeto de pesquisa, vinculado ao PROFHISTÓRIA 

Mediador:  Prof Dr Marcos Vinícius de Freitas Reis (UNIFAP)

8:15h Acesso ao Google Meet: https://meet.google.com/ice-zdfw-fik
 

8:30-45h

Flávio Machado Domingues

 

A UTILIZAÇÃO DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS NAS SALAS DE AULAS: ensino presencial, remoto e híbrido

 

 

8:45-9:00h

Gabriel Raiol Pinto RESISTÊNCIA CABANA EM HQ: A cabanagem tematizada em textos e imagens no ensino de história

 

9:00-9:15h Maria Rita do Nascimento Monte

 

DIORAMA DO FORTE CUMAÚ E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Valorização do patrimônio histórico, arqueológico e cultural no Estado do Amapá

 

9:15-9:30h Intervalo
 

9:30-9:45h

Núbia Maria Santos da Silva

 

UM JESUÍTA LUXEMBURGUÊS NA AMAZÔNIA SEISCENTISTA: A crônica de João Felipe Bettendorff e seus usos no ensino de história

 

9:45-10:00h Lúcio Mauro Caldas Oliveira

 

DOCUMENTÁRIO AUDIO VISUAL: Memórias sobre o governo Aníbal Barcellos no Amapá (1979/1985)

 

10:00-10:15h Marcos Jesse Lopes da Silva ARQUEOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: O uso da coleção material do sítio Cumaú na produção de uma cartilha

 

10:15-10:30h Discussão e perguntas

 Mediador: Prof Dr David Junior de Souza Silva (UNIFAP)

8:15h Acesso ao Google Meet:

https://meet.google.com/osa-modq-cxe

 

8:30-45h

Érica Diana da Costa Cordeiro TEMÁTICA INDÍGENA E ENSINO DE HISTÓRIA: Construção de um dossiê de história para uma escola da zona urbana em Macapá

 

 

8:45-9:00h

Hedilano Luiz da Silva Maciel

 

ATLAS ETNO-HISTÓRICO DOS POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE NO ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁ
9:00-9:15h Fernando Silva Sousa TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Animações em Stop Motion sobre a cosmogonia Palikur-Arukwayene e suas ressignificações

 

9:15-9:30h Intervalo
 

9:30-9:45h

Priscila da Costa Nascimento ENSINO DE HISTÓRIA, SABER E NARATIVA INDÍGENA: A produção de uma atlas etno-histórico dos indígenas Wajãpi

 

9:45-10:00h Rogerio Coelho Serrão Memórias dos carnavais e seu uso no ensino de História
10:00-10:15h Discussão e perguntas

 

Mediador: Prof. Dr Sérgio Bandeira do Nascimento (SEDUC/PA e GEPGTEC/UFPA).

 14:00h Acesso ao Google Meet:

https: meet.google.com/ice-zdfw-fik 

14:15h-14:30h Luciana Paula Santos Nicoletti ENSINANDO HISTÓRIA NA ESCOLA DA PRISÃO: Uma sequência didática sobre a Era Vargas a partir do diálogo entre História e Literatura
14:30-14:45h Joel de Souza Cordeiro ENSINO DE HISTÓRIA E USO DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
14:45-15:00h Francisca Borges de Sousa A CARTOGRAFIA DOS LUGARES SOTERRADOS: Memória, cidade e ensino de história
15:00-15:15 Intervalo
15:15-15:30h Erasmo José da Silva HISTÓRIA DA EXPEDIÇÃO NAZISTA NO JARI: Uma sequência didática digital para uso na escola da prisão

 

15:30-15:45h Vera do Socorro Cunha da Silva

 

MAPA CONCEITUAL DIGITAL E CARTOGRAFIA HISTÓRIA:  Estudando o Projeto Pinsonia (1853-1873) no ensino de história

 

15:45-16:00h Discussão e perguntas

 

Mediador: Prof. Dr Raimundo Erundino Diniz (UNIFAP).

14:00h Acesso ao Google Meet: 

https://meet.google.com/wmd-yecb-oaf

14:15h-14:30h Manoelma Couto Rodrigues EDUCAÇÃO ANTIRACISTA E PRODUÇÃO DE UMA CARTILHA COLABORATIVA:  Valorizando a cultura, a memória e os saberes de uma  comunidade quilombola
14:30-14:45h João Vinicius Marques Gaia

 

QUILOMBO MEL DA PEDREIRA E ENSINO DE HISTÓRIA: A experiência de uso de uma cartilha pedagógica na educação básica
14:45-15:00h Rosana Moura Serra da Gama EDUCAÇÃO ÉTNICA-RACIAL E ENSINO HISTÓRIA: A caixa da cultura do marabaixo no processo de construção da identidade negra
15:00-15:15  
15:15-15:30h Flavio Sousa de Jesus

 

JOGO DINÂMICO DE DRAMATIZAÇÃO E MULHER NEGRA NA LITERATURA: O debate sobre a questão de gênero no início do século XX

 

15:30-15:45h Aldeci da Silva Dias

 

CADERNO PEDAGÓGICO E DIVERSIDADE CULTURAL: A presença da religiosidade nos rituais afrodescendentes da comunidade do Laguinho

 

15:45-16:00h Discussão e perguntas

 Nota: Evento online, vinculado à disciplina Produção de Material Didático e o Universo Virtual do PROFHISTÓRIA e programação elaborada por Eliane Leal Vasquez. 

PARTICIPE!

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CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTO COMPLETO DE CAPÍTULO PARA A COLEÇÃO DO PROFHISTÓRIA-UNIFAP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA

 

 

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTO COMPLETO DE CAPÍTULO PARA A COLEÇÃO DO PROFHISTÓRIA-UNIFAP

 

A Coordenação do ProfHistória-Unifap convida todos os discentes, egressos e docentes do Mestrado Profissional em Ensino de História da Unifap que tiveram suas propostas de capítulos aceitas para compor a Coleção de livros deste Programa a apresentarem o texto completo dos mesmos, seguindo as normas abaixo apresentadas:

 

  1. Os textos deverão ser enviados aos e-mails indicados nesta Chamada até o dia 13 de março de 2021, quando termina a fase de submissão dos capítulos e tem início a etapa de avaliação e retificação dos mesmos.

1.1. É dever do(a) autor(a) cumprir os prazos estipulados pelos avaliadores e realizar os ajustes por estes exigidos. O não cumprimento disto será causa de não aceite do texto para a publicação.

 

  1. A divulgação do resultado final da avaliação dos capítulos propostos ocorrerá no dia 31 de maio de 2021.

 

  1. Os textos deverão ser encaminhados aos e-mails indicados no quadro abaixo:

 

Autores(as) E-mail para envio do texto completo
Sidney Lobato/ Eliane Vasquez, Erasmo José da Silva e Luciana Paula Nicoletti/ Carmentilla Martins e Ocilene Cantidio/ João Costa Júnior/ Danilo Sorato carmentilla@unifap.br
Orione Vilhena/ Rafael Pantoja/ Midiani Silveira/ Angela Maria dos Anjos Nascimento/ Maria Rita Monte/ Gabriel Raiol/ Marília Nascimento/ Joaciany Paixão alexandrecruzunifap@gmail.com
Paulo Cambraia e Joelma Siqueira/ Bruno Nascimento/ Núbia Silva/ Acir Furtado e Iuri Cavlak/ Danilo Pacheco/ Rogério Serrão/ Francisca Borges/ Arleno Amoras paulo77cambraia@gmail.com
Fernando Sousa e Cecília Bastos/ Vítor Ferreira/ Luis Antonio Andrade/ Hedilano Luiz Maciel/ Eliana Ribeiro/ Jackeline Silva/ Arlete Souza cc.bastos@uol.com.br
Davi Silva/ Raimundo Diniz e Socorro Marte/ Rita Adriana Mendonça e Simone Almeida/ Aldeci Dias/ Wanda Maria Borges Filha/ Andreia Martel/ Roberta Cacela/ Doval Tomaz de Brito simonepgarcia@uol.com.br

 

 

  1. As normas para a elaboração do texto são as seguintes:
– Folha formato A4, configuração das margens superior/inferior e esquerda/ direita 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre as linhas 1,5, alinhamento justificado, parágrafo com recuo de 1,25 cm. O programa utilizado deve ser compatível com o Word for Windows.

– O arquivo NÃO deve ser salvo em formato PDF.

– Os textos devem ser escritos em português.

– O título do trabalho deve vir centralizado e em negrito, somente a primeira letra maiúscula, tamanho 12.

– Em seguida, deve constar o nome do(a) autor(a), centralizado.

– Os trabalhos deverão conter entre 12 e 15 páginas de texto, sem contar com as referências.

– Podem ser incluídas imagens, se citadas as fontes.

– As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas, sem aspas e com recuo de 4 cm da margem esquerda.

– Notas explicativas: deve-se fazer uso de notas de rodapé no decorrer do texto, nunca ao final. Tais notas devem ser numeradas em ordem crescente, formatadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço entrelinhas simples. Devem ser reservadas para observações complementares substantivas.

– Remissões bibliográficas devem constar do corpo do texto entre parênteses, com o sobrenome do(a) autor(a) seguido de data de publicação da obra e de número de página, conforme o sistema autor-data. Exemplo: (BOURDIEU, 1998, p. 69), ou Bourdieu (1998, p. 69). No caso de títulos do(a) mesmo(a) autor(a), publicados no mesmo ano, adicionem-se letras em ordem alfabética após a indicação do ano (seguido do número de página se for o caso). Exemplo: (LONDOÑO, 2007a), (LONDOÑO, 2007b).

 

– Referências (alinhadas à esquerda)

As referências devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética (sem separação entre livro, tese, obra pesquisada na internet, etc.), com espaço entrelinhas simples e seguindo-se a normatização da ABNT – NBR 6023:

 

Livro:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Subtítulo. Tradução, edição. Cidade: Editora, ano.

Exemplo:

MALUF, Sônia Weidner. Encontros Noturnos. Bruxas e Bruxarias na Lagoa da Conceição. 2 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em itálico. Tradução, edição. Cidade: Editora, ano, p.

Exemplo:

ISAIA, Artur Cesar. Intolerância e preconceito na obra dos intelectuais da Umbanda. In: ANDRADE, Solange Ramos de; MANOEL, Ivan Andrade (org.). Tolerância e intolerância nas manifestações religiosas. Franca: UNESP-FDHSS, 2010, p. 71-87.

 

Artigo de revista:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, volume, número, Cidade, ano, p. xx-xx.

Exemplo:

USARSKI, Frank. A Retórica da Aniquilação. Uma reflexão paradigmática sobre recursos de rejeição e alternativas religiosas. Rever, v. 1, nº 1, São Paulo, 2001, p. 91-111.

 

Tese ou dissertação:

SOBRENOME, Nome. Título da tese ou da dissertação em itálico. Tese ou dissertação (Mestrado ou Doutorado em determinada área). Cidade: Instituição, ano.

Exemplo:

GROISMAN, Alberto. Eu venho da floresta: Ecletismo e práxis daimista no Céu do Mapiá. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Florianópolis: UFSC, 1991.

 

Obras consultadas na internet:

Exemplo:

SMART, Ninian. The formation rather than the origin of a tradition. In: DISKUS, 1(1), 1993, p. 1. Disponível em: «endereço da internet». Acesso em 27 de abril de 2005.

 

Texto em jornal de notícias/revista:

Exemplos:

TOURAINE, Alain. O recuo do islamismo político. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 set., 2001, Mais!, p. 13.

ROSADO-NUNES, Maria José Fontelas. As mulheres não terão saudade de João Paulo II. Superinteressante, São Paulo, 2004, p. 98.

 

  1. Os casos omissos serão deliberados pelo Colegiado do ProfHistória-Unifap.

 

 

 

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COLEÇÃO DO PROFHISTÓRIA-UNIFAP – PROPOSTAS ACEITAS

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE CAPÍTULO PARA COLEÇÃO DO PROFHISTÓRIA-UNIFAP

 

PROPOSTAS ACEITAS

A Coordenação do ProfHistória-Unifap apresenta abaixo as propostas de capítulo que foram aprovadas para fazerem parte da etapa seguinte do processo de produção da Coleção de livros deste Programa. Tal aprovação não garante aos autores a publicação do texto nessa obra. Apenas os habilita a participar da etapa de submissão do texto completo do capítulo a um processo de avaliação com regras e prazos a serem divulgados em chamada própria.

 

Eis as propostas aprovadas:

 

  1. TEMPO, NARRATIVA E ORIENTAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Sidney Lobato

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DAS PRISÕES NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR

Eliane Vasquez, Erasmo José da Silva e Luciana Paula Nicoletti

 

  1. UMA ANÁLISE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Carmentilla Martins e Ocilene Cantidio

 

  1. QUE CURRÍCULO É ESSE? UMA ABORDAGEM DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E SEUS IMPACTOS NO AMAPÁ

João Costa Júnior

 

  1. O DEBATE SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E CURRÍCULO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA

Danilo Sorato

 

  1. HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO CINEMA DA RETOMADA – A FILMOGRAFIA DE WALTER SALLES (1990-2002)

Orione Vilhena

 

  1. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA DE ANÁLISE DE CHARGES

Rafael Pantoja

 

  1. MINECRAFT E IDADE MÉDIA: UM DIÁLOGO ENTRE O IMAGINÁRIO INFANTO-JUVENIL E O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR

Midiani Silveira

 

  1. OS SABERES E FAZERES DA COMUNDADE NA ESCOLA: ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL A PARTIR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL

Angela Maria dos Anjos Nascimento

 

  1. FORTE CUMAÚ: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E CULTURAL NO ESTADO DO AMAPÁ

Maria Rita Monte

 

  1. RESISTÊNCIA CABANA EM HQ: A CABANAGEM TEMATIZADA EM TEXTOS E IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Gabriel Raiol

 

  1. O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DE LARANJAL DO JARI EM MATERIAIS DIDÁTICOS: ENTRE DEBATES E SUGESTÕES

Marília Nascimento

 

  1. “MACAPÁ CINDERELA”: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ÁLBUM DE FIGURINHAS

Joaciany Paixão

 

  1. ÍNDIOS DO GRÃO-PARÁ: POSSIBILIDADES DO PROJETO RESGATE NO ENSINO DE HISTÓRIA ESCOLAR

Paulo Cambraia e Joelma Siqueira

 

  1. AS FONTES COLONIAIS E O ENSINO HISTÓRIA INDÍGENA DO AMAPÁ: PROPOSTAS PARA AULAS PROBLEMATIZADORAS

Bruno Nascimento

 

  1. OS ESCRITOS DO JESUITA BETTENDORF SOBRE A AMAZÔNIA: UMA POSSIBILIDADE PARA ENSINAR HISTÓRIA

Núbia Silva

 

  1. A ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO DE HISTÓRIA

Acir Furtado e Iuri Cavlak

 

  1. O USO DE DOCUMENTOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DA DITADURA NO AMAPÁ

Danilo Pacheco

 

  1. MEMÓRIAS DOS SAMBAS-ENREDO NA SALA DE AULA

Rogério Serrão

 

  1. O USO DAS MEMÓRIAS DOS LUGARES PERDIDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Francisca Borges

 

  1. UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES? A BASE AEREA DE AMAPA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Arleno Amoras

 

  1. TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A COSMOGONIA PALIKUR E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES EM SALA DE AULA

Fernando Sousa e Cecília Bastos

 

  1. Preconceitos, (in)visibilidades indígenas e ensino de História

Vítor Ferreira

 

  1. A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO ENSINO DE HISTÓRIA

Luis Antonio Andrade

 

  1. A LEI Nº. 11.645/2008 E OS POVOS DO OIAPOQUE/AP: PROBLEMATIZANDO A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EJA

Hedilano Luiz Maciel

 

  1. VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS DO AMAPÁ COMO POSSIBILIDADES EDUCATIVAS OUTRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Eliana Ribeiro

 

  1. ESCAVANDO CONHECIMENTOS: CAMINHOS PARA INSERÇÃO DA CULTURA MARACÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA

Jackeline Silva

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E POVOS INDÍGENAS: O DESAFIO DA PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Arlete Souza

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Davi Silva

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E O USO DA PEDAGOGIA GRIÔ: ANCESTRALDADES, AFRICANIDADES E MEMÓRIAS COMO ESTRÁTÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Raimundo Diniz e Socorro Marte

 

  1. REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE INSERIR A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA COMO MEIO DE COMBATER O RACISMO

Rita Adriana Mendonça e Simone Almeida

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA E SABERES LOCAIS: A PRESENÇA DA RELIGIOSIDADE POPULAR NOS RITUAIS AFRODESCENDENTES NA COMUNIDADE DO BAIRRO DO LAGUINHO

Aldeci Dias

 

  1. QUILOMBO DO CURIAÚ E HISTÓRIAS OUTRAS: POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO BÁSICO

Wanda Maria Borges Filha

 

  1. A INTERCULTURALIDADE ESTÁ NO CHÃO DA ESCOLA: DIFERENÇA, EXPERIENCIA E ALTERIDADES NA FRONTEIRA OIAPOQUENSE

Andreia Martel

 

  1. ENSINO DE HISTÓRIA NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA: OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE USO DA HISTÓRIA LOCAL EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE AFUÁ-PA

Roberta Cacela

 

  1. FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ: DA CONSTRUÇÃO À TRANSFORMAÇÃO EM ÍCONE DA AMAPALIDADE

Doval Tomaz de Brito

 

 

 

 

Alexandre Cruz Alves Jr

Coordenador do ProfHistória-Unifap