Perguntas e respostas - PROGRAD

Atendimento

Os atendimentos acontecerão de forma não presenciais, realizados por meio das plataformas digitais utilizadas pela Instituição, a exemplo do SIPAC, SIGAA, Moodle e e-mails institucionais..

Semestre em Andamento

O processo é regido por Edital específico publicado no site da UNIFAP e da PROGRAD, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em caso de o candidato ter participado de mais de uma edição, o sistema selecionará automaticamente a nota mais alta.

A oferta é definida tendo como critérios o limite de vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), a capacidade de incorporação de novos alunos por cada curso e o alinhamento das atividades acadêmicas de cada curso em relação ao Calendário Acadêmico da UNIFAP.

Não. Será aceita somente uma inscrição por candidato.

O aluno deve comparecer à Seção de Protocolo e entregar requerimento preenchido e fotocópia simples do Documento de Identidade (RG). Para mudar o nome, apresentar também fotocópia simples do documento que comprove a alteração (por exemplo, certidão de casamento, averbação de divórcio, certidão de nascimento retificada etc).

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Estudantes da graduação, regularmente matriculados em Cursos de oferta regular da UNIFAP, que já tenham sido ou não contemplados anteriormente com a bolsa monitoria. O estudante deve ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da monitoria. O Edital é lançado para selecionar os monitores, composto por provas objetivas, entrevista, análise de currículo.

Outra forma de contato é através do e-mail: prograd@unifap.br

As transferências para UNIFAP podem ocorrer por meio do PSME (Vestibulinho) ou de acordo com as legislações específicas quando houver remoção, redistribuição ou transferência de Servidor Público no interesse da Administração (incluídos seus dependentes por força de lei).

De acordo com a Resolução n. 20/2015 que trata do assunto todos os projetos devem ser informados no PAID. Sendo que projetos de extensão com bolsa não podem interferir na Carga horária do Docente. 

Conforme previsão e inteligência do Art. 10 do Regimento Geral da UNIFAP. Cabe ao CONSU a última resposta Administrativa, de acordo com o caso concreto.

Devem ser abertos chamados. Essa orientação é da própria CGU, pois com a requisição eles conseguem ter todas as informações possíveis.

PASSO A PASSO: ENTRAR NO SIPAC → ABRIR CHAMADO → ASSISTÊNCIA → CRIAR CHAMADO.

Todos os atos administrativos relacionados aos discentes devem ser resolvidos pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA

Trabalho de conclusão de curso

As apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou qualificação presenciais estão suspensas.

Colação de grau

Tendo em vista os riscos em situações que envolvem aglomerações de pessoas e as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Comunidade Científica, as solenidades de colação de grau (reuniões, ensaios, cerimônias) em todos os Campi ficarão suspensas por tempo indeterminado. O calendário acadêmico será atualizado e as datas das formaturas também sofrerão alterações. No entanto, existe a possibilidade de realizar a colação de grau especial para casos urgentes/excepcionais, as solicitações deverão ser formalizadas por meio do e-mail: derca@unifap.br, informando os seguintes dados: justificativa da outorga, Nome completo e número do processo. O Ato de outorga em gabinete será realizado individualmente, sem a presença de público e devidamente agendado.

Novo calendário acadêmico

Quando o cenário for recomendado pelas autoridades sanitárias, referendado pelo Grupo de Trabalho da Unifap nomeado com a finalidade de acompanhar a evolução do cenário epidemiológico do Coronavírus – COVID-19, indicar o retorno às atividades acadêmicas, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD deverá propor novo calendário acadêmico para cumprimento do Art. 47 da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/96, o qual deverá ser aprovado pelo Conselho Superior da Unifap.

Suspensão dos editais de monitoria

Os Editais para seleção dos monitores remunerados estão temporariamente suspensos. Após a retomada das atividades letivas será proposto novo cronograma para continuidade dos processos seletivos.

Edital de seleção - Departamento de Educação a Distância

A execução de Editais do Departamento de Educação a Distância que não dependam da presença física de Candidatos, seguiráseu cronograma normalmente.

Edital de seleção do PET Pedagogia

A respeito do Processo Seletivo regido pelo EDITAL N. 002/2020- UNIFAP/PROGRAD/PET, os trabalhos de seleção estão suspensos. Na medida em que as ações presenciais forem retomadas, haverá definição de novo cronograma pela Comissão Responsável.

Departamento de Controle e Registro Acadêmico - DERCA

Em face ao cenário da Pandemia do COVID-19, o Departamento de registro e Controle Acadêmico – DERCA/UNIFAP, estará viabilizando atendimento de documentos protocolares via e-mail derca@unifap.br , não realizando atendimento por telefone.

Processos seletivos para ingressos de alunos

Estão suspensas as atividades presenciais na UNIFAP e os Editais de Chamada Pública para preenchimento das Vagas remanescentes do PS 2020 e SISU, permanecem suspensos. Na medida em que as ações presenciais forem retomadas, os editais serão publicados. Assim, pedimos aos candidatosque acompanhem as páginas oficiais da instituição: www.unifap.br e www.unifap.br/derca e a redes sociais oficiais da Instituição. Esses serão os canais de divulgação das informações.

As solicitações deverão ser encaminhadas para o e-mail: derca@unifap.br. Após analisadas, serão emitidas e remetidas ao solicitante por e-mail.

As solicitações deverão ser encaminhadas para o e-mail: derca@unifap.br. Após analisadas, serão emitidas e remetidas ao solicitante por e-mail.

As solicitações deverão ser encaminhadas para o e-mail: derca@unifap.br, comprovando a urgência/excepcionalidade para a emissão do Diploma. Após analisadas, serão atendidas. A Unidade Administrativa realizará contato com o interessado para recebimento do Diploma.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por intermédio do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (DEPSEC), promove a política de acesso aos acadêmicos nos cursos de graduação, em seus diversos Campi (Marco-Zero, Santana e Oiapoque), pelo aproveitamento do resultado da prova do Enem.

O coeficiente total de vagas ofertadas por ano acadêmico é distribuído em 50% para o Processo Seletivo (PS) da IFES e 50% para o Sistema Único (SISU), com exceção do curso de Libras que não participa do SISU por ter uma seleção diferenciada. Assim, o PS é gerenciado pelo DEPSEC e o SISU pelo MEC. Em ambos, a nota do Enem é usada.

Em 2019, a UNIFAP inovou o seu PS, criando a Política Afirmativa de Bonificação Regional, em que é atribuído um bônus de 20% (vinte por cento) sobre o resultado obtido no ENEM 2019 ou 2018 aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio ou equivalente em Instituições de ensino regulares, públicas ou privadas, situadas no Estado do Amapá ou no Pará, especificamente, na Mesorregião do Marajó ou ainda no Município de Almeirim.

É interessante também comentar que há processos seletivos diferenciado, entre eles temos: o curso de Licenciatura em Educação no Campo no Campus Mazagão; o Intercultural Indígena no Campus Oiapoque; e o Curso de Letras Libras no Campus Marco-Zero.

A seleção para Licenciatura em Educação no Campo é voltada para as populações do campo em geral e para os professores efetivos da séries iniciais do Ensino Fundamental, lotados em Zona Rural. Este PS está dividido em duas etapas: Prova Escrita (Objetiva e Redação) e Entrevista.

Em relação ao PS para o Intercultural Indígena, é importante destacar que as comunidades indígenas participam da construção do processo, destinado exclusivamente aos indígenas do Estado do Amapá e Norte do Estado do Pará. A seleção acontece por meio das seguintes fases: Prova Escrita (Produção de Texto Escrito); Entrevista; e Comprovação de exercício docente em escola indígena.

Para o Curso de Letras Libras, 50% das vagas são para o PS Geral e 50% por PS Específico. No segundo caso, a seleção é voltada somente para a comunidade surda, sendo composta de duas fases: a primeira, Prova (Objetiva e Redação; e a segunda, Prova de Habilidades.

Ainda é importante comentar que a UNIFAP atende as legislações referentes às Políticas de Cotas: oriundos de escola pública; economicamente carentes conforme renda per capita; deficientes; negros; pardos e indígenas. Estas medidas visam dirimir as desigualdade sociais e promover um acesso à Universidade Pública Federal de forma igualitária.

Aos interessados em conhecer mais os Processos Seletivos para ingresso nos cursos de graduação da Unifap, segue abaixo o endereço eletrônico do DEPSEC e dos editais dos Processos Seletivos mencionados aqui:

https://depsec.unifap.br/

https://depsec.unifap.br/index.php?c=ps20

https://depsec.unifap.br/index.php?c=pselec19

https://depsec.unifap.br/index.php?c=psi20

https://depsec.unifap.br/index.php?c=libras20

Edital do concurso público regido pelo edital n. 11/2019

Estão suspensas a realização das Etapas do Concurso Público regido pelo Edital n. 11/2019, com fins de provimento de vagas ao cargo de Professor Efetivo do Magistério Superior. Pedimos que todos os candidatos acompanhem as páginas oficiais da instituição: www.unifap.br e www.unifap.br/depsec e as redes sociais da Unifap. Será por esses canais que divulgaremos novas informações.

Biblioteca Central - BIC

Solicitações de fichas catalográficas e declarações de adimplência,relacionadas à Biblioteca Central por meio do e-mail:bibliotecacentral@unifap.br

Pode. Principalmente via Mensseger do Facebook ou Direct do Instagram.

Os livros com devolução dentro da data de suspensão das atividades poderão ser devolvidos sem nenhum prejuízo ao usuário, no caso de suspensão. Porém, é importante manter os cuidados para não danificar os mesmos nesse período prolongado, pois em caso de perda, roubo, risco, rasgo, molhado ou qualquer outro tipo de dano o usuário terá que repor o livro de mesma edição ou edição mais atualizada.

Não. Esses espaços estarão fechados até o retorno das atividades.

Sim. Só entrar no endereço: https://ebooks.unifap.br/, daí você entra com seu login e senha do SIGAA. Depois você clica na imagem em verde da Dotlib, você será transferido para um portal de busca onde terás acesso a 196 títulos de EBook’s multidisciplinar.

Sim. REVISTAS: Portal da Capes http://www.periodicos.capes.gov.br/, os Periódicos da UNIFAP https://periodicos.unifap.br/, 1Findr https://1findr.1science.com/home, Microsoft Academichttps://academic.microsoft.com/home TESES E DISSERTAÇÕES: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) http://bdtd.ibict.br/vufind/Institutions, OASISBR http://oasisbr.ibict.br/vufind/, NDLTD http://www.ndltd.org/

Plano de atividades individuais do docente - PAID

Dúvidas referentes ao preenchimento do PAID poderão ser encaminhadas para o seguinte e-mail: dad.unifap@gmail.com. Porém, questões relacionadas a inconsistências do PAID no sistema podem ser encaminhadas por chamado ao NTI.

Sim. Os PAIDs poderão continuar sendo homologados pelos diretores de departamentos de Acadêmicos e contar com auxílio para homologação a partir dos pareceres de TAEs vinculados aos respectivos departamentos. Já a homologação dos PAIDs de diretores de Departamento deverá continuar a cargo da COEG.

Estágio Probatório

Sim. Osprocessos de estágio probatório continuarão sendo abertos e osdocumentos podemser encaminhados à DAD via memorando no Sipac, ou ao e-mail: dad.unifap@gmail.com, para inserção aos respectivos processos. O Sipac dispõe de ferramentas que permite a emissão de Termos de Compromissos para presidente de comissão avaliadora e Ata de Reunião de avaliação de estágio probatório docente, sendo que tais documentos têm validade após as autenticações via Sipac que podem substituir as assinaturas em documentos impressos.

Sim. Essas avaliações continuam e, para que ocorra, as coordenações de cursos devem encaminhar indicação de docentes para compor comissão de avaliação de estágio probatório docente.

Pagamento de bolsas PET

Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial desenvolverão as atividades propostas nos Planejamentos dos grupos remotamente, sob a orientação do tutor. Por serem pagas com recursos do FNDE e autorizadas via sistema, as bolsas continuarão sendo pagas seguindo o calendário do MEC.

O estudante ou egresso que desejar comprovar sua participação em grupo PET poderá entrar em contato com o tutor através de e-mail e solicitar declaração, que será enviada por e-mail em formato pdf, com assinatura digital.

Preceptoria

As declarações poderão ser solicitadas por meio do e-mail: coeg@unifap.br.

Estágios curriculares

Sim. Todos os estudantes em estágio, sejam eles obrigatórios ou não obrigatórios, devem ser orientados a suspender suas atividades de estágio por tempo indeterminado.

Não. Ressaltamos que no período de suspensão de atividades acadêmicas, os estágios não devem ser realizados e, portanto, a assinatura de novos termos deve ser adiada para o final desse período.

Seguro acadêmico

Não. A apólice contratada pela UNIFAP tem cobertura limitada a sinistros que levem à Morte Acidental, Invalidez Permanente Total ou Despesa Médica Hospitalar, sem previsão de cobertura em casos de contração de doenças contagiosas.

Projetos pedagógicos de curso

Dúvidas referentes à elaboração e/ou reformulação de projetos pedagógicos de cursos poderão ser encaminhadas para o seguinte e-mail: huana@unifap.br

Eventos acadêmicos

Não. Eventos acadêmicos, científicos e culturais e esportivos, serão reprogramados.

Contato - dúvidas

Os servidores técnico-administrativos da PROGRAD, embora atuando de forma remota por meio do tele trabalho, continuam operando normalmente no horário de 8h às 20h, acessando as plataformas digitais com objetivo de dar continuidade a prestação de serviços à Comunidade Acadêmica. Caso necessite de atendimento/informações, recomendamos entrar em contato por meio dos endereções eletrônicos informados e também sempre acompanhar as páginas oficiais da instituição: www.unifap.br e as redes sociais oficiais. Será por meio desses canais que divulgaremos novas informações.