PET - Programa de Educação Tutorial

O PET – Programa de Educação Tutorial concebe o ensino, pesquisa e extensão que é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de Graduação das instituições de ensino superior, orientados pelo princípio da dissociabilidade que envolve aulas, seminários e eventos de forma macro.

O referido Programa foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o nome “Programa Especial de Treinamento”, e foi transferido, precisamente duas décadas depois, para a (SESU) – Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Sendo que no ano de 2004, o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial e atualmente o PET é normatizado, no âmbito do MEC pela portaria Nº 976, de 27 de julho de 2010 e alterações pela portaria Nº 343, de 24 de abril de 2013.

Na UNIFAP, foi instituído em 2010, com o início das atividades dos Grupos PET de Pet Ciência Sociais; Pet Educação Indígena; Pet Educação Física; Pet Farmácia; Pet Pedagogia e em 2012, com os grupos de Pet Enfermagem e Pet Física.

Contemplado e direcionado de modo a garantir o cumprimento do princípio no qual encontra-se fundamentada a educação superior, qual seja, a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Programa de Educação Tutorial – PET é formado a partir de um tema que perpassam várias áreas do conhecimento – valorizando, assim, a abordagem inter(trans)disciplinar. O número mínimo para começar é de 6 (seis) estudantes, podendo atingir até 12 (doze) alunos como quantitativo obrigatório e até 6 estudantes voluntários, há um professor tutor responsável pelo desenvolvimento de atividades extracurriculares, destinadas a realizar e a provocar a formação acadêmica e, por conseguinte, proporcionar a melhoria da qualidade dos cursos de graduação.

Nesse sentido, a UNIFAP, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Programa de Educação Tutorial (PET), apresenta à sociedade acadêmica e civil o PET, com o objetivo de identificar seus pontos fortes e pontos fracos, promover as boas práticas, buscar o constante aperfeiçoamento do Programa PET, em especial dos Grupos PET da UNIFAP.

Documentos PET