DOAÇÃO DA UNESP CHEGA AO CAMPUS SANTANA
Depois de um período de negociação que se estendeu por pouco mais de um ano, agravado pela pandemia da Covid-19, finalmente a Biblioteca Setorial do Campus Santana pode comemorar uma grande conquista. No dia de hoje, 31 de julho de 2020, o Diretor do Campus, Prof. Me. Christiano Ricardo dos Santos, e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-Português, Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues, receberam do Pró-Reitor de Administração, Sr. Senoliel Barroso, e do Chefe do Serviço de Protocolo, Sr. Aguinaldo Monteiro Nunes, as 22 caixas com os livros advindos da doação realizada pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, de Araraquara, São Paulo, que chegaram por meio dos Correios com destino à Biblioteca Setorial, do Campus Santana, totalizando uma média de 700 exemplares.
Em breve, após a devida higienização e catalogação do material, disponibilizaremos uma listagem com as novidades para a comunidade acadêmica.

Breve Histórico
A doação realizada à Biblioteca Setorial do Campus Santana, da Universidade Federal do Amapá, é fruto de uma negociação do Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues, Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-Português, Campus Santana, com a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), localizada na cidade de Araraquara, no Estado de São Paulo. O Prof. Dr. Marco Aurélio foi discente da instituição, tendo feito sua graduação, seu mestrado e seu doutorado na UNESP/FCLAr e, assim, o contato com a Biblioteca sempre foi estreito, o que facilitou o convênio. O primeiro contato foi realizado por meio da irmã do docente, Sra. Milena Maria Rodrigues, bibliotecária da Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação (STATI), da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, que informou o docente sobre a disponibilidade de um material para doação entre universidades. Posteriormente, a Sra. Aline Aparecida Matias, Supervisora Técnica de Seção da STATI, passou a acompanhar o processo.
Assim, após realizados os trâmites, foram selecionadas 12 caixas de material, dentre as quais constam obras raras, como algumas da socióloga Heleieth Saffioti. À medida que o material foi sendo escolhido, novas doações foram sendo recebidas. Ao ficar sabendo do convênio, a Profa. Dra. Maria Celeste Consolin Dezotti, docente aposentada da cadeira de grego clássico da universidade, cedeu sua biblioteca, em um total de 3 caixas, ao Campus Santana, com livros importantes para a pesquisa acadêmica como o famoso Le Grand Dictionnaire Grec Français, de Anatole Bailly. Posteriormente, a diretora da Biblioteca, Sra. Sandra Pedro da Silva, anunciou que o Laboratório Editorial da UNESP/FCLAr também faria uma doação de 3 caixas com livros da área de Administração, Ciências Sociais, Economia, Educação, Estudos Literários, Filosofia, Linguística e Pedagogia. Por fim, a Editora da UNESP, com sede em São Paulo, também se manifestou favorável à empreitada e enviou uma doação de 4 caixas para a cidade de Araraquara. Sendo assim, por meio da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, 22 caixas com um vasto e rico material para a Biblioteca Setorial de Santana, o qual esteve todo o tempo extremamente bem alocado e conservado, foi despachado com destino à Macapá no dia 30 de junho de 2020.

Após um longo período de negociações, agravado pela pandemia da Covid-19 e as dificuldades de transporte dos Correios, é salutar os esforços empenhados pela Pró-reitora de Administração, na figura do Sr. Senoliel Barroso e da Chefia do Serviço de Protocolo, em nome do Sr. Aguinaldo Monteiro Nunes. Além disso, agradecemos imensamente a colaboração das Sras. Sandra Pedro da Silva (Diretora Técnica de Serviços – Biblioteca FCLAr), Aline Aparecida Matias (Supervisora Técnica de Seção – STATI) e Milena Maria Rodrigues (Bibliotecária – STATI), sem as quais esse processo não teria sido possível.
De acordo com o Diretor do Campus, Prof. Me. Christiano Ricardo dos Santos, trata-se de um ganho imensurável para a Biblioteca Setorial do Campus Santana, pois a doação também conta com livros que servirão, posteriormente, aos novos cursos que começarão a ser implementados: “Há livros, por exemplo, de Geografia e, como pude observar, também há livros de Gestão e Políticas Públicas e Relações Internacionais, áreas que serão contempladas pelos novos cursos do campus.” Como enfatiza o Prof. Dr. Marco Aurélio, é preciso valorizar o espaço da Biblioteca dentro da Universidade Pública, principalmente em cursos de Humanidades, que têm na Biblioteca seu principal laboratório de pesquisa: “A doação representa mais um passo do Campus para que os alunos possam ter as ferramentas para realizar seus estudos e pesquisas. Valorizar o espaço físico da Biblioteca em um universo cada vez mais digital não é só nossa responsabilidade, mas também dever.”