• Destaques

    Campus Santana lança campanha em comemoração a seus 15 anos
    previous arrow
    next arrow
    previous arrownext arrow
    Slider

Consulta da Comissão Especial

Consulta da Comissão Especial

Caro Docente, Técnico-Administrativo e Discente

Com o objetivo de orientar a Comissão Especial de Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas da UNIFAP, nas discussões sobre a possibilidade de realização de atividades remotas, a comissão convida-o(a) a preencher este questionário. É inegável o impacto da pandemia nas atividades de nossa universidade, com destaque para o isolamento social que pode se prolongar por meses, e até mesmo se tornar uma realidade intermitente em nossa sociedade. Sendo assim, estamos considerando estratégias diversas para avançar no processo de retorno gradual das atividades universitárias dentro deste contexto.
São perguntas simples sobre acesso à estrutura de informática e viabilidade de execução de atividades de trabalho. Os dados informados serão usados somente no âmbito da discussão sobre o planejamento de retorno gradual das atividades acadêmicas da UNIFAP.

Agradecemos imensamente sua participação. Ela é fundamental nesse momento. Por favor, este formulário deve ser respondido até o dia 28 de agosto de 2020 (sexta-feira).

Link para docente: https://forms.gle/wgYq7VS14Gx2kR1R6

Link para técnico: https://forms.gle/SyAdT8JFzhDJU4tT6

Link para discente: https://forms.gle/Add5faFuGh5WRLe26

Atenciosamente,

Subcomissão de Comunicação

DOAÇÃO DA UNESP CHEGA AO CAMPUS SANTANA

DOAÇÃO DA UNESP CHEGA AO CAMPUS SANTANA

 

Depois de um período de negociação que se estendeu por pouco mais de um ano, agravado pela pandemia da Covid-19, finalmente a Biblioteca Setorial do Campus Santana pode comemorar uma grande conquista. No dia de hoje, 31 de julho de 2020, o Diretor do Campus, Prof. Me. Christiano Ricardo dos Santos, e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-Português, Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues, receberam do Pró-Reitor de Administração, Sr. Senoliel Barroso, e do Chefe do Serviço de Protocolo, Sr. Aguinaldo Monteiro Nunes, as 22 caixas com os livros advindos da doação realizada pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, de Araraquara, São Paulo, que chegaram por meio dos Correios com destino à Biblioteca Setorial, do Campus Santana, totalizando uma média de 700 exemplares.

Em breve, após a devida higienização e catalogação do material, disponibilizaremos uma listagem com as novidades para a comunidade acadêmica.

Breve Histórico

A doação realizada à Biblioteca Setorial do Campus Santana, da Universidade Federal do Amapá, é fruto de uma negociação do Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues, Coordenador do Curso de Licenciatura em Letras-Português, Campus Santana, com a Biblioteca da  Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), localizada na cidade de Araraquara, no Estado de São Paulo. O Prof. Dr. Marco Aurélio foi discente da instituição, tendo feito sua graduação, seu mestrado e seu doutorado na UNESP/FCLAr e, assim, o contato com a Biblioteca sempre foi estreito, o que facilitou o convênio. O primeiro contato foi realizado por meio da irmã do docente, Sra. Milena Maria Rodrigues, bibliotecária da Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação (STATI), da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, que informou o docente sobre a disponibilidade de um material para doação entre universidades. Posteriormente, a Sra. Aline Aparecida Matias, Supervisora Técnica de Seção da STATI, passou a acompanhar o processo.

Assim, após realizados os trâmites, foram selecionadas 12 caixas de material, dentre as quais constam  obras raras, como algumas da socióloga Heleieth Saffioti. À medida que o material foi sendo escolhido, novas doações foram sendo recebidas. Ao ficar sabendo do convênio, a Profa. Dra. Maria Celeste Consolin Dezotti, docente aposentada da cadeira de grego clássico da universidade, cedeu sua biblioteca, em um total de 3 caixas, ao Campus Santana, com livros importantes para a pesquisa acadêmica como o famoso Le Grand Dictionnaire Grec Français, de Anatole Bailly. Posteriormente, a diretora da Biblioteca, Sra. Sandra Pedro da Silva, anunciou que o Laboratório Editorial da UNESP/FCLAr também faria uma doação de 3 caixas com livros da área de Administração, Ciências Sociais, Economia, Educação, Estudos Literários, Filosofia, Linguística e Pedagogia. Por fim, a Editora da UNESP, com sede em São Paulo, também se manifestou favorável à empreitada e enviou uma doação de 4 caixas para a cidade de Araraquara. Sendo assim, por meio da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, 22 caixas com um vasto e rico material para a Biblioteca Setorial de Santana, o qual esteve todo o tempo extremamente bem alocado e conservado, foi despachado com destino à Macapá no dia 30 de junho de 2020.

Após um longo período de negociações, agravado pela pandemia da Covid-19 e as dificuldades de transporte dos Correios, é salutar os esforços empenhados pela Pró-reitora de Administração, na figura do Sr. Senoliel Barroso e da Chefia do Serviço de Protocolo, em nome do Sr. Aguinaldo Monteiro Nunes. Além disso, agradecemos imensamente a colaboração das Sras. Sandra Pedro da Silva (Diretora Técnica de Serviços – Biblioteca FCLAr), Aline Aparecida Matias (Supervisora Técnica de Seção – STATI) e Milena Maria Rodrigues (Bibliotecária – STATI), sem as quais esse processo não teria sido possível.

De acordo com o Diretor do Campus, Prof. Me. Christiano Ricardo dos Santos, trata-se de um ganho imensurável para a Biblioteca Setorial do Campus Santana, pois a doação também conta com livros que servirão, posteriormente, aos novos cursos que começarão a ser implementados: “Há livros, por exemplo, de Geografia e, como pude observar, também há livros de Gestão e Políticas Públicas e Relações Internacionais, áreas que serão contempladas pelos novos cursos do campus.” Como enfatiza o Prof. Dr. Marco Aurélio, é preciso valorizar o espaço da Biblioteca dentro da Universidade Pública, principalmente em cursos de Humanidades, que têm na Biblioteca seu principal laboratório de pesquisa: “A doação representa mais um passo do Campus para que os alunos possam ter as ferramentas para realizar seus estudos e pesquisas. Valorizar o espaço físico da Biblioteca em um universo cada vez mais digital não é só nossa responsabilidade, mas também dever.”

Matrícula SISU/2020.2

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, CONVOCA os candidatos Selecionados na Lista Regular do SISU – Segunda Edição de 2020, para habilitação e matrícula, nos cursos de graduação dos Campus Santana.

Em face ao momento vivenciado pela pandemia (COVID-19) e, em obediência às recomendações da Organização Mundial da Saúde e demais dispositivos institucionais pertinentes, o processo de matrícula do presente edital, excepcionalmente, acontecerá em formato remoto.

O candidato aprovado na segunda chamada regular do SISU/2020 – 2ª edição, deverá juntar os documentos conforme item “2”, deste edital e enviar para o e-mail: campstn@unifap.br (candidatos do Campus Santana) de acordo com a data de matrícula e modalidade inscrita a seguir:

a) A Modalidade Ampla Concorrência o atendimento acontecerá nos dias 20 e 21/07/2020, nos horários de 8h ás 18h, para envio de documentos escaneados em formato PDF, conforme e-mails disponibilizados no item “1”, do edital.

b) A Modalidade Cota o atendimento acontecerá nos dias 17 e 18/07/2020, nos horários de 8h as 18h, para envio de documentos escaneados em formato PDF, conforme e-mail disponibilizados no item “1”, do edital.

A lista de candidatos selecionados dos Campi Santana, esta disponível no site https://sisu.mec.gov.br/#/selecionados.

Você encontra o edital completo em: www2.unifap.br/santana

Edital de Convocação: EDITAL_SISU_2ªEDIÇÃO_DERCA_DIMATRI_15-07-2020

Relatório da consulta do perfil tecnológico

A direção do Campus Santana, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio das Coordenações de Cursos e Centros Acadêmicos de Filosofia, Letras-Português e Pedagogia, divulgam o relatório da consulta do perfil tecnológico e dos aspectos sociais da comunidade acadêmica do Campus Santana em relação ao ensino remoto.

Relatório: Relatório geral (2)

Consulta do perfil tecnológico sobre o ensino remoto

Consulta ao Ensino Remoto

A direção do Campus Santana, da Universidade Federal do Amapá – Unifap, por meio das Coordenações de Curso e dos Centros Acadêmicos de Filosofia, Letras-Português e Pedagogia, torna pública a consulta do perfil tecnológico e aspectos sociais da comunidade acadêmica do Campus Santana sobre o ensino remoto, que tem por objetivo avaliar a realidade da aplicação do ensino remoto no contexto da pandemia Covid-19, por meio de um questionário direcionado aos discentes e docentes do Campus Santana, a fim de que obtenhamos um retrato da realidade da possível aplicação desta modalidade em nosso Campus.

Os resultados servirão para subsidiar o desenvolvimento de diretrizes para reorganização do planejamento do retorno das atividades, ainda sem data definida, e ampliar o debate sobre o ensino remoto, que se faz urgente e carece de informações mais precisas sobre a realidade do campus em questão.

Responda através de: http://forms.gle/p8hKSBm54ad1M1jS7

Participe: sua opinião é muito importante!

Resultado Dizeres

RESULTADO DIZERES DA QUARENTENA

A direção do Campus Santana, com a colaboração do Curso de Licenciatura em Letras-Português, apresenta, em ordem alfabética por autor, os contos e poemas selecionados por meio do Edital n. 02/2020 – CSTN/UNIFAP, de 07 de maio de 2020. Pedimos que se atentem aos endereços eletrônicos, no prazo de 02 (dois) dias úteis, para o recebimento das sugestões e correções, além da devida devolução com o aval para a publicação das produções. Ressaltamos que a qualidade dos trabalhos selecionados está vinculada à forma e ao conteúdo apresentados. Agradecemos a participação de todos e esperamos que apreciem a seleção e recebam a sensibilidade que a tessitura das palavras tem a nos oferecer.

EDITAL RESULTADO:  RESULTADO DIZERES

Edital dizeres da quarentena

A Direção do Campus Universitário de Santana da Universidade Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação – PROGRAD e do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras/Português, no uso de suas atribuições legais, torna público, para o conhecimento dos interessados, o regulamento do edital “Dizeres da Quarentena”

O “Dizeres da Quarentena” tem os seguintes objetivos:
a) estimular a produção textual durante o período de isolamento social;
b) desenvolver a criatividade e o senso crítico;
c) descobrir novos talentos.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio de endereço eletrônico institucional no período de 13 a 30 de maio de 2020.

Edital 02 DIZERES DA QUARENTENA 2020

 

 

Diretório Central dos Estudantes

O Diretório Central dos Estudantes (DCE – UNIFAP), após receber as doações de cestas básicas por meio da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social – SIMS, atendeu nesta quarta-feira (06/05) os acadêmicos do Campus Santana em vulnerabilidade social em razão da pandemia do Covid-19. De acordo com o DCE, os Centros Acadêmicos fizeram um levantamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade social e apoiaram a distribuição das cestas.

 

Parabéns campus santana

CAMPUS SANTANA 15 ANOS

Hoje comemoramos os 15 anos do Campus Santana. Aqui, sonhos foram e são realizados, projetos executados, promessas cumpridas, amizades formadas, aventuras vividas e muito conhecimento socializado e construído. E tudo isso imerso a sentimentos que diretamente ou indiretamente nos fazem crescer, lapidando os profissionais que aqui desenvolvem suas práticas, assim como os acadêmicos que buscam sua formação profissional.

Agradecemos aos gestores que por aqui passaram desde o início, manifestando incansável atenção e esforços em suas ações, transformando o campus, que hoje apresenta uma estrutura basilar, por possibilitar vários rumos a novos tempos, quer sejam de mudança, quer sejam de fortalecimento e democratização em prol de uma Universidade e uma educação melhor.

Parabéns aos docentes, aos técnicos e ao pessoal de apoio que diariamente direcionam suas atribuições com muito esmero, dedicam seu tempo e trabalho na manutenção dos processos e dinâmica de funcionamento da instituição e, principalmente, parabéns aos acadêmicos que, sedentos pela realização de seus sonhos, exalam alegria e disposição, fatores que nos motivam ao exercício enquanto profissionais da educação.

A ideia de uma gestão para todos está nos fortalecendo, e juntos iniciamos a construção e manutenção de uma universidade melhor, a fim de atendermos às necessidades de todos que dela fazem parte, nesse caso especial, a comunidade do Campus Santana.