• Destaques

    Campus Santana lança campanha em comemoração a seus 15 anos
    previous arrow
    next arrow
    previous arrownext arrow
    Slider

Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA:

Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários (NUPEL)

O Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários (NUPEL) tem como objetivo aglutinar trabalhos e pesquisas relacionados aos estudos de literatura em suas mais diversas subáreas. Nesse sentido, busca a formação de uma rede de pesquisadores que promovam a reflexão, o debate e a produção de artigos, capítulos, revistas e livros referentes aos estudos literários, bem como atividades de pesquisa que se voltem para a comunidade acadêmica, como minicursos, congressos, ciclo de palestras, seminários e simpósios. A partir de uma abordagem teórica diversificada, o NUPEL visa ao estudo de variados campos literários, com pesquisas de questões estético-formais e  reflexões teóricas acerca da literatura brasileira e/ou estrangeira em diferentes momentos históricos, desde os antigos até os contemporâneos.

 

Núcleo de Estudos em Línguas Indígenas (NELI)

O NELI tem por objetivo o fortalecimento da pesquisa em linguística indígena na região Norte. As principais atividades desenvolvidas pelo grupo dizem respeito à Documentação, Descrição e Análise de línguas indígenas sul-americanas, bem como à Educação Escolar Indígena; neste caso, ensino de línguas em contexto indígena.

 

Núcleo de Estudos Linguísticos na Amazônia (NELAM)

O Núcleo de Estudos Linguísticos na Amazônia (NELAM-UNIFAP) está vinculado ao curso de Letras Português do Campus Santana da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e tem como objetivo geral desenvolver pesquisas linguísticas ancoradas na interface entre análise, descrição e ensino de línguas na Amazônia. Nesse sentido, visa empreender investigações que contribuam para a compreensão de diversos fenômenos linguísticos relacionados às línguas naturais. Assim, os estudos linguísticos desenvolvidos pelo Núcleo contemplarão diferentes abordagens teórico-metodológicas, podendo assumir, ainda, um caráter interdisciplinar.

 

Grupo de Estudos Dramáticos na Amazônia (GEDA)

O grupo de estudos Dramáticos na Amazônia (GEDA) está vinculado ao curso de Letras Português do Campus Santana da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e tem como objetivo realizar estudos sobre o texto dramático, da antiguidade à modernidade, com vistas à performance, tanto quanto à forma como quanto ao conteúdo. A esse respeito, vale salientar que, embora o texto teatral seja o objeto principal, o grupo é aberto, também, para aqueles que apenas querem conhecer o texto ou participar em suas mais variadas instâncias: iluminação, sonoplastia, cenografia, maquiagem, etc.  Os estudos e as performances dependerão de uma escolha coletiva e um estudo teórico-prático. O grupo é formado por alunos do curso de Letras  e coordenado pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues.

Os comentários estão desativados.