A iniciativa é parceria da Fundação Tide Setúbal e do Itaú Cultural.
Lançado no dia 8 de Novembro, a plataforma Ancestralidades reúne verbetes, biografias, fatos históricos e mapeia organizações importantes para compreender as questões raciais negras no país. A iniciativa é um trabalho conjunto da Fundação Tide Setúbal e do Itaú Cultural.
A plataforma busca fazer ligações com informações produzidas por outros grupos e organizações, a partir de um monitoramento dos temas em discussão na atualidade.
A Ancestralidades oferecer ainda cursos e incentiva pesquisas. Junto com o lançamento, foram realizados encontros mediados pelos conselheiros do projeto: pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana. Os encontros, foram transmitidos ao vivo no canal do Youtube do Itaú Cultural, e abordaram eixos do projeto como: democracia e direitos humanos; ciência e tecnologia; artes e culturais.
Foto/Imagem: Printscreen do site Ancestralidades
A navegação na plataforma pode ser feita tanto a partir dos eixos estruturantes quanto através de uma linha temporal apresentada em uma mandala espiral, em um conceito de tempo não necessariamente linear. Os eventos históricos e biografias foram selecionados tendo como ponto de partida os acontecimentos atuais.
A plataforma traz todo o conceito de ancestralidades a partir do momento presente, com seus acontecimentos principais, histórias e biografias. O conteúdo da plataforma pode ainda servir como base de pesquisa, não apenas para estudiosos e grupos que já têm interesse nas questões raciais, mas também para a população geral que começou a dar agora mais atenção para o assunto.
Foto/Imagem: Printscreen do site Ancestralidades
A plataforma Ancestralidades também tem a proposta de incorporar assuntos ligados às questões indígenas brasileiras. A Ancestralidades se aproveita de experiências práticas do Itaú Cultural, como a enciclopédia de artes visuais, e de discussões feitas ao longo da trajetória do espaço.
Ancestralidades pode ser acessada na página da plataforma: http://www.ancestralidades.org.br/
Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.