O encontro marca a abertura das aulas do grupo de pesquisa e extensão do semestre de 2022 com participações especiais.
Nesta semana aconteceu a abertura da aula inaugural de 2022 do grupo de pesquisa e extensão Literaturas do Norte, vinculado ao Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas – PROFID. Para o início do ciclo de aulas com a nova turma deste semestre, o grupo de pesquisa idealizou o 1º Colóquio de Estudos Literaturas do Norte, que teve início no dia 9 deste mês de março e segue até o dia 12.
Em sua abertura, nesta quarta-feira, 9, o Literaturas do Norte apresentou o escritor e líder quilombola Antônio Bispo dos Santos. Além de escritor e mestre quilombola, Bispo é também lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, e morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí), no Brasil. É autor de artigos, poemas e dos livros Quilombos, modos e significados (2007); e Colonização, Quilombos: modos e significados (2015). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, é membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).
Seguindo a programação, na quinta-feira, 10, o evento foi marcado pela presença da Dra. Julie Dorrico, pertencente ao povo Macuxi e doutora em Teoria da Literatura na PUCRS. Além de Docente, também é poeta, escritora, palestrante e pesquisadora de literatura indígena. Venceu em 1º lugar o concurso Tamoios/FNLIJ/UKA de Novos Escritores Indígenas em 2019 e administra o perfil @leiamulheresindigenas no Instagram.
Foto/Imagem: Instagram @literaturasdonorte
Doutoranda em Letras pela UFPA, Márcia Kambeba, que é ativista indígena, Escritora, Poeta, Compositora, Apresentadora, Atriz, Palestrante e Ouvidora do Município de Belém, marca o encontro do dia 11 de março.
No último dia do encontro também ira acontecer o lançamento do “Quaresma em Versos”. Os encontros acontecem em formato virtual, através do canal oficial do Literaturas do Norte no YouTube, às 18h pelo horário de Brasília.
Foto/Imagem: Instagram @literaturasdonorte
Sobre o Literaturas do Norte
Vinculado ao Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (PROFID), o Literaturas do Norte: Vozes e escritas da Amazônia é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas Pós-coloniais (NePC) e dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e Inglês, Português e Francês e Português – modalidade EaD da Universidade Federal do Amapá.
O grupo e projeto de extensão visa promover o conhecimento, a leitura, o interesse e a pesquisa da Literatura produzida na/sobre a Região Norte do país, aprofundar o conhecimento acerca de sua identidade, história e cultura, além de também proporcionar atualização, capacitação e aperfeiçoamento de professores de língua portuguesa, mediante a apresentação, análise e estudo de autores, grupos e/ou agremiações literárias e de obras referenciais produzidas na/sobre a região.
Para saber mais, acesse https://www.literaturasdonorte.com/ ou siga nas redes sociais @literaturasdonorte
Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.