Promovida pela equipe de marketing do Laboratório de Pesquisa em Fármacos, a geladoteca é uma biblioteca comunitária em geladeiras reutilizadas.
A leitura estimula o nosso raciocínio, melhora o desempenho do nosso vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler nos ajuda a desenvolver a criatividade, imaginação, comunicação, o senso crítico, e amplia a nossa habilidade na escrita. Além disso, a Era Digital trouxe um novo perfil de leitor: sem muita paciência ou com tempo para gastar lendo. E essa é uma característica típica dos jovens acadêmicos que possuem pressa pela agilidade e praticidade do conhecimento, bem como para aqueles também que gostam de uma leitura cheia de idas e vindas, mais lúdica e dinâmica. E se tratando da era digital, onde até mesmo a leitura ficou mais acessível e prática de se obter, ainda assim muitos são aqueles que não possuem um poder socioeconômico ou mesmo não sabem por onde começar o hábito da leitura.
Pensando nisso, o Projeto de Extensão “Geladoteca”, promovido pela equipe de marketing do Laboratório de Pesquisa em Fármacos, inaugurou no Campus Marco Zero da UNIFAP uma biblioteca comunitária no intuito de facilitar o acesso à leitura para comunidade acadêmica em geral. Além de proporcionar inclusão e acessibilidade ao material didático oferecido gratuitamente, a iniciativa também busca promover no ambiente acadêmico uma boa relação entre os estudantes, através do incentivo à leitura, permitindo trocas literárias e doações para o projeto.
A Biblioteca comunitária possui o formato de geladeiras reutilizadas, e daí o nome “Geladoteca”, onde cada uma possui sua própria personalidade, funcionando quase como sessões de leitura — como vemos mas bibliotecas tradicionais. A mais recente geladeira de livros é uma homenagem voltada para o Mestre da cultura e das plantas medicinais Raimundo dos Santos Souza, o nosso eterno Sacaca. A geladeira em especial se localiza no bloco de ciências da Saúde em frente ao Laboratório de Pesquisa em Fármacos, na Universidade Federal do Amapá.
A escolha da leitura também é inteiramente autônoma, de forma que quem chegue até a biblioteca em formato de geladeira, escolha sua leitura. Assim, o projeto acaba agregando em relação ao desenvolvimento sociocultural dos alunos, da comunidade geral e permitindo uma troca cultural com a própria instituição.
Se você quer conhecer mais o projeto e ajudá-lo a crescer, entre em contato com a organização através do @geladotecaunifap, perfil oficial no Instagram.
Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão: Marcela Souza (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.