Você está visualizando atualmente I Fórum de Inovação debate implantação de polos produtivos no Amapá

I Fórum de Inovação debate implantação de polos produtivos no Amapá

O evento vai definir as bases do programa estadual de produção agrícola

Nos dias 12 e 13 de agosto ocorre o 1º Fórum de Inovação para o desenvolvimento rural do Estado do Amapá, reunindo autoridades, gestores e técnicos de várias instituições do setor agropecuário, e produtores de base familiar dos municípios envolvidos. Na quinta-feira, dia 12, a programação acontece pela manhã, no auditório Silas Mochiutti, da Embrapa Amapá, e na sexta-feira, dia 13, em localidades rurais do município de Porto Grande.

O evento vai tratar sobre a implantação de polos produtivos de fruticultura, café, cacau e pimenta-do-reino na região centro-oeste do Amapá, envolvendo os municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. O evento tem como objetivo ampliar o debate entre pesquisa, extensão e produtor rural, visando subsidiar a formulação de políticas públicas de desenvolvimento do agronegócio.

O 1º Fórum de Inovação para o desenvolvimento rural do Estado do Amapá é realizado pela SDR, com apoio da Embrapa, Instituto Estadual de Desenvolvimento Rural (Rurap), Senar Amapá, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

O Fórum coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, é uma parceria do Governo do Amapá com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira/PA – Ceplac/PA e a Embrapa.

Quinta-feira, dia 12

A programação é composta de painéis de apresentações. Na quinta-feira, dia 12, a partir das 9h15 será apresentado o primeiro painel pelo pesquisador Fernando Antônio Teixeira Mendes, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, sobre “Cacauicultura no estado do Amapá: Potencialidades e limites”.

Em seguida será a vez do pesquisador João Maria Diocleciano, da Embrapa Rondônia, que vai apresentar o painel sobre “Cafeicultura no estado do Amapá: Potencialidades e limites”.

O último painel será apresentado por Jackson Araújo dos Santos, analista de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, sobre o tema “Fruticultura na região Centro-Oeste do estado do Amapá”.

Sexta-feira, dia 13

A programação é composta de visitas técnicas. Na manhã da sexta-feira, 13/8, será realizada uma visita técnica a duas propriedades rurais localizadas na linha C da Colônia Agrícola do Matapi, município de Porto Grande – AP, tendo como anfitriões Sérgio Irineu Claudino do Retiro Matagal e Francinete do Sítio Meu Xodó. A programação será iniciada na sede da Cooperativa dos Agricultores Rurais do Matapi – COAMP2, com o encontro entre os realizadores e participantes do evento.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural do Amapá – SDR visa diretrizes para implantar polos de produção de cacau, café, pimenta do reino e fruticultura no centro-oeste do Amapá.

Local: Auditório da Embrapa/AP – Rodovia Juscelino Kubitscheck, Km 5, nº 2.600 – Universidade

Colaboração de texto: Maison Brito Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/