O Programa de Formação e Idiomas da UNIFAP ofertará novos cursos e turmas avançadas.
No dia 27 de janeiro, durante live no canal do Jovem Bilíngue no YouTube, foi lançado o novo edital do Programa de Formação e Idiomas (PROFID), em parceria com equipe do Projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Idealizado pelo diretor do Departamento de Letras e Arte (DEPLA), Prof. Ms. Melque Lima, o programa já possui 12 projetos vinculados diretamente ao PROFID. A iniciativa, já alcançou mais de 3 mil pessoas, nos 16 municípios, entre jovens e adultos, além de comunidades como Mel da Pedreira e Curiaú.
“O programa surgiu no ano de 2021 com o objetivo de reunir o projeto de extensão que desenvolve atendimento à comunidade. O PROFID é um programa de formação, capacitação e qualificação profissional e idiomas”, explica o idealizador e coordenador.
Segundo Melque, coordenador do PROFID, em 2021 havia apenas 2 projetos ativos: o Jovem Bilíngue e Libras Para a Comunidade. Atualmente, outros projetos foram ingressados ao programa, com expectativa de, no mínimo, 3.790 alunos, a partir de 16 anos.
Este ano, houve implementações de novos projetos, abrindo mais cinco cursos, entre eles: Jovem visionário, Intérprete de libras, Libras no Terreiro, Literaturas do Norte e San Vanguarda, além das novas turmas avançadas de Libras para a Comunidade e do Jovem Bilíngue, nos idiomas inglês e francês.
Oportunidades aos estudantes
O projeto ainda oferece aos acadêmicos da universidade, bolsas de extensão para adquirir experiência e capacitação. Alunos de Jornalismo, Letras, Pedagogia, e outros cursos compõem a equipe de monitores do programa.
O docente enfatiza que o projeto visa capacitar o jovem para o mercado de trabalho, “O programa é um canal de oportunidades para que pessoas mais carentes tenham acesso à Universidade por meio da extensão, é um serviço que aproxima a universidade da comunidade e a partir da formação e qualificação, as pessoas têm mais acesso ao mercado de trabalho com qualidade e competência. Eu tenho certeza que causa um impacto significativo em cada jovem/adulto que escolhe cursar um dos nossos projetos”.
No ano passado, a equipe visitou onze municípios, para entrega dos certificados dos formandos das turmas de Libras para a Comunidade e do Jovem Bilíngue. O objetivo é muito maior para esse ano: “A meta para 2022 é capacitar o maior número de pessoas, principalmente na área de idiomas. O principal foco do programa é alcançar áreas mais distantes como ribeirinhos e comunidades do Pará próximas ao Amapá, oferecendo a oportunidade de qualificação à todos”, deseja o coordenador.
Os editais estão disponíveis no site da UNIFAP em: https://www2.unifap.br/profid/processos-seletivos/. Podem participar pessoas partir de 16 anos, No ato da matrícula, é necessário documentos de identidade com foto, cadastro de pessoa física e comprovante de residência. Outras informações pelo e-mail: melqueap@gmail.com.
Colaboração de texto: Rayane dos Santos (Aluna da disciplina Redação e Reportagem 2, sob orientação do Professor Paulo Giraldi para o Projeto de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.