PEsquisa

Página destinada as Atividades de Pesquisa desenvolvidas no Curso

Pesquisa Universitária

No curso de Tecnologia em Secretariado da UNIFAP a pesquisa é entendida como um processo de análise crítica de um problema científico, sendo aplicadas técnicas e ferramentas rigorosamente controladas para que se atinja um resultado com elevado nível de fidedignidade. Tais resultados devem prover apreensão de novos conhecimentos e servir de suporte para a promoção do bem-estar social.

Cada disciplina contém em sua forma avaliativa o viés da pesquisa científica, enaltecendo aos acadêmicos do curso a constante necessidade de desenvolvimento e investimento técnico-científico em todo o universo da formação tecnológica em Secretariado.

Projetos de Pesquisa Desenvolvidos no Curso de Secretariado

Atualmente são desenvolvidos os seguintes projetos de pesquisa no colegiado do curso de Tecnologia em Secretariado.

Modelos locais de sobrevivência: Alternativas a espoliação decorrente de projetos capitalistas.

Situação: Em andamento

O projeto tem por objetivo analisar alternativas locais de produção em comunidades camponesas do estado do Amapá e Pará, que coexistam diante da espoliação causada pelo processo de exploração causado por empreendimentos capitalistas.

Para mais informações faça o download do projeto.

Projeto de iniciação de pesquisa científica "Viva Amapá"

Situação: Em andamento

O “Viva Amapá” é um projeto criado através de uma iniciação de pesquisa científica (“A popularização e utilização das ecobags no Amapá”), desenvolvido por Ariene Camila Raposo da Silva, acadêmica do curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá, orientada pela docente Josiane da Trindade Damasceno.
O presente projeto foi criado com intuito de compartilhar o conhecimento científico relativo à referida pesquisa, através das redes sociais, mobilizando a tomada de ações em proteção ao meio ambiente.

Galeria de Ações do Projeto

Tecnologias Sociais: Alternativas Para Sobrevivência e Qualidade de Vida

Situação: Em andamento

O projeto tem como objetivo identificar e analisar as tecnologias sociais desenvolvidas e implementadas no território amapaense para sanar carências sociais e melhorar a qualidade de vida da população local. Espera-se que os resultados obtidos sejam úteis à difusão, aperfeiçoamento e financiamento das tecnologias sociais identificadas. Adicionalmente, o projeto pretende ser instrumento de debates durante o processo de ensino-aprendizagem na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), além de permitir a discussão de um novo campo de atuação para o profissional de secretariado, que desempenha variadas atividades em sua atuação trabalhista.

Para mais informações faça o download do projeto.