Acadêmicos do Curso de Tecnologia em Secretariado desenvolvem Prática de Educação Ambiental

No 1º semestre/2019 foi ofertada para as turmas H1 e H2 a disciplina Gestão e Educação Ambiental, ministrada pela Professora Drª Eliana Paixão. Por ocasião da realização da referida disciplina, a professora após dialogar com os acadêmicos acerca de temas previstos para a disciplina como: Educação e Gestão ambiental; questões socioambientais no contexto urbano; logística reversa como alternativa para minoração da degradação ambiental em razão do descarte inadequado de resíduos sólidos, dentre outros, desenvolveu com eles atividades inerentes a esses temas, que transcorreram em sala de aula e extraclasse.

As atividades suscitaram a realização de pesquisa de campo, elaboração de resumo expandido nos moldes de trabalhos com rigor científico e elaboração de pôster com os resultados alcançados. Esses pôster foram apresentados no corredor no bloco do curso e, dessa forma, ficaram expostos à visitação. Alguns desses pôster, numa articulação  com o Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em educação da Unifap, também foram apresentados no Seminário de Direitos Humanos e Educação: uma questão interdisciplinar em diferentes contextos, ocorrido nos dias 11 e 12/06/2019.

Segundo a professora Eliana Paixão: 

Foi a primeira experiência dos acadêmicos no curso com abordagem em questões socioambientais locais e proposições para minorá-las. O envolvimento dos acadêmicos comprovou que as atividades realizadas se revelaram bastante frutíferas e que, de fato, engendraram um legado positivo e que, certamente, poderá ser implementado no ambiente organizacional empresarial, tanto pelos egressos quanto por acadêmicos que já estão no mercado de trabalho.

A pretensão dos professores quando projetaram a inserção da referida disciplina na matriz curricular do curso foi de contribuir para a minoração das questões socioambientais e produzir uma nova forma de ver o mundo no que diz respeito à melhoria ambiental e da qualidade de vida. Além disso, o conhecimento adquirido acerca da importância da aplicação da logística reversa para tratar o descarte dos resíduos sólidos passíveis de reuso ou de transformação pode ensejar uma oportunidade econômica adicional à organização empresarial, agregando valor ao negócio.

Texto: Profª Eliana Paixão

Imagens do Evento:

Deixe um comentário