2017

Horta escolar como ferramenta interdisciplinar para a educação ambiental, alimentar e da saúde em escolas públicas

Descrição: O despertar para os cuidados com o meio ambiente e com a qualidade dos alimentos produzidos/consumidos têm aberto espaço para debates constantes e apontamentos para possíveis alternativas mitigadoras das problemáticas ou necessidades relacionadas a tais temáticas, fato que, de certa forma, exige estratégias para integrar o conhecimento produzido nas Universidades com a sociedade em geral. Como forma de auxiliar no processo educativo em Escolas e comunidade geral, a horta escolar tem sido ferramenta eficiente para conscientização sobre a importância da produção de alimentos de forma sustentável, da alimentação saudável e para integração entre áreas de conhecimento, além de resgatar o conhecimento tradicional sobre o uso de plantas medicinais e aromáticas. Neste sentido, pretende-se implantar hortas em escolas do município de Mazagão Novo/AP, baseando-se nos princípios de reaproveitamento, reciclagem e redução de material utilizados, com o objetivo de oportunizar a educação ambiental, alimentar e da saúde dos educandos, bem como estimular o cultivo de plantas medicinais e aromáticas, promovendo a formação de consciência crítica e respeito à sustentabilidade na produção alimentar e a valorização do conhecimento popular.
Integrantes: Janivan Fernandes Suassuna – Coordenador / Kalyne Sonale Arruda Brito – Integrante / Elizabeth Machado Barbosa – Integrante.

Visão da Escola onde foi desenvolvida a ação. Mazagão, AP, 2018.

Momento formativo no ciclo de palestras mediado pelos acadêmicos. Mazagão, AP, 2018.

Registro da segunda etapa da ação, com atividades coletivas de limpeza da área da horta e confecção dos canteiros e recipientes de cultivo para implantação da horta. Mazagão, AP, 2018.

Registro da terceira etapa, com atividade integradora de implantação da horta com a participação dos alunos. Mazagão, AP, 2018.

Juventude da Floresta: visões, canções e modo de vida de uma Amazônia extrativista

Descrição: Este projeto desenvolveu atividades de produção e difusão de conhecimentos, com vistas ao fortalecimento da identidade e modo de vida extrativista, garantindo o protagonismo da juventude, sua auto-organização, a criação de produtos culturais e a geração de renda que contribuam com o desenvolvimento sustentável e com a superação das desigualdades de renda de agricultoras/es do campo e da floresta.

Subprojeto: Biologia reprodutiva e da polinização em escolas do campo

O subprojeto buscou dar continuidade às ações difusão de conhecimentos sobre Biologia Reprodutiva de plantas, envolvendo informações científicas sobre flores e polinizadores, junto a escolas do campo de Ensino Fundamental I de Mazagão, Amapá. Os alunos de quarto ano envolvidos nas ações foram das escolas: Escola Estadual Leandro Plácido (foz do Rio Mazagão Velho), Escola Estadual Antônia Silva Santos (distrito de Mazagão Velho), Escola Estadual Fagundes Varela (distrito do Carvão) e Escola Estadual Piquiazal (Agrovila do Assentamento Piquiazal). Todas as ações deste subprojeto foram executadas ao longo do ano de 2017.

Integrantes: Antônio Sergio Monteiro Filocreão – Coordenador / Mellissa Sousa Sobrinho – Integrante e orientadora / Elizete Calazans Moraes – Bolsista PIBEX 2017 / Daniela Flexa Martins – Voluntária.

Financiador: Departamento de Extensão/UNIFAP – Bolsa PIBEX.

Escola Estadual Leandro Plácido, foz do Rio Mazagão Velho, Mazagão, Amapá.

Turma do quarto ano do Ensino Fundamental I da Escola Leandro Plácido, Mazagão, Amapá.