NEA – UNIFAP/MZG

Campus da UNIFAP, no município de Mazagão, sedia o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal do Amapá – Campus Mazagão (NEA – UNIFAP/MZG). Este núcleo resulta da parceria entre um grupo de docentes da UNIFAP/MZG com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Amapá (Embrapa Amapá) e do Instituto Federal do Amapá (IFAP) , que realizam atividades de forma multidisciplinar voltadas para a agroecologia e a produção orgânica. O Núcleo desenvolve ações integradas de ensino, pesquisa e extensão junto a agricultores familiares e populações tradicionais do Território Sul do Estado do Amapá, mais precisamente nos municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

A criação do NEA – UNIFAP/MZG foi possível através de Chamada Pública do CNPq, Edital N. 21/2016, que disponibilizou recursos de custeio e capital e para seleção de bolsistas. O Núcleo também tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Programa Rede Ciências – Edital N. 006/2017), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP (Programa de Auxílio ao Pesquisador – Edital N. 14/2017; Programa de Iniciação Cientifica – Edital N. 09/2017) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Programa Institucional  de Bolsas à Extensão Universitária – Edital N. 27/2017).

Além de pesquisadores e docentes da UNIFAP, Embrapa Amapá e IFAP, há parceria com outras instituições, como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e organizações de agricultores familiares e extrativistas do sul do Amapá.

As ações desenvolvidas pelo NEA – UNIFAP/MZG são articuladas em dois eixos principais:

1 – Educação ambiental: consiste em atividades de ensino e de extensão por meio, principalmente, de cursos, oficinas e palestras sobre polinização; meliponicultura; plantas medicinais; plantas alimentícias não convencionais (PANC); associativismo e cooperativismo; sistemas agroflorestais (SAF); criação orgânica de frangos e galinhas de postura caipiras; técnicas de fotografia, filmagem, edição e montagem de exposição itinerantes de fotos e vídeos; e realização de diagnósticos participativos.

2 – Produção vegetal e animal na perspectiva agroecológica: consiste em atividades de pesquisa e de extensão visando a implantação de viveiro para produção e distribuição de mudas de espécies frutíferas, melitófilas, medicinais e PANC; implementação de bancos comunitários de sementes crioulas; oficina sobre produção integrada em sistema de aquaponia; introdução de caixas de abelha sem ferrão; implantação de unidade produtiva de aves caipiras orgânicas; dia de campo sobre criação de frangos caipiras orgânicos; curso de implantação e manejo de sistemas de irrigação de baixo custo; levantamento de dados para a identificação do perfil socioeconômico do agricultor familiar; e criação de uma comissão de produção orgânica na região.

As atividades são direcionadas, principalmente, para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, discentes e docentes de Escolas Família Agrícola, discentes e docentes de graduação da UNIFAP/Mazagão, agricultores familiares e extrativistas do sul do Amapá.

Do ponto de vista da produção acadêmica, está sendo desenvolvida uma tese junto às atividades do Núcleo, além de monografias, desenvolvidas por meio dos trabalhos de Iniciação Científica de alunos de graduação. O NEA – UNIFAP/MZG, atualmente, dispõe de planejamento para o biênio 2018 e 2019. Ao final desse período, serão avaliadas as atividades realizadas e uma nova etapa e conjunto de ações poderão ser elaboradas, a depender de vários fatores, principalmente das demandas levantadas neste biênio e da disponibilidade orçamentária para a realização de novas atividades.

O professor Galdino Xavier, docente da UNIFAP – Campus Mazagão, responde pela coordenação do NEA – UNIFAP/MZG. Informações sobre as atividades e demais eventos do núcleo podem ser obtidas diretamente junto a ele pelo e-mail <galdinoxpf@gmail.com> ou pelo telefone (31) 9 9924 4255.

www2.unifap.br/neamzg