Apresentação

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo emerge da necessidade de uma nova forma de compreender e fazer a educação, a partir das necessidades e anseios dos povos do campo. Esses povos, formados por agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas, camponeses e assentados da reforma agrária, dentre outros, possuem uma identidade e lutam para que a educação seja pensada reconhecendo suas especificidades, a maneira própria de conceber o mundo e seu modo de vida. O curso tem como característica fundamental a busca pela afirmação da identidade da Educação do Campo na Amazônia, profundamente marcada pela heterogeneidade e pelas identidades culturais do seu povo, presente em suas relações cotidianas.
Os povos do campo são compreendidos como sujeitos de direito e atores da sua educação; possuidores de saberes, memórias coletivas, valores e modos de vida peculiares, que são ratificadas nas suas vivências e pela sua produção material de existência. Esses aspectos são valorizados na produção e construção do conhecimento acadêmico, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, que buscam valorizar a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia, seja através dos conteúdos de natureza científico-culturais, das práticas pedagógicas, dos estágios supervisionados e/ou das atividades complementares, que constituem o currículo do curso.
A Educação do Campo não se restringe à escolarização, ela se relaciona com educação, cultura, economia, politica, novas relações com a terra, entre as pessoas, na produção e com a vida. Assim, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo tem a finalidade de formar educadores do campo que tenham uma visão integral da realidade e do ser humano que a compõe. Portanto, com o intuito de contribuir com a formação dos povos do campo, apresenta-se o Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia, voltado para a formação de docentes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Coordenação
NDE
Processos Seletivos
Guia do Calouro 2019 – UNIFAP