0

EDITAL N.º 001/2024 – BOLSA MONITORIA – CAMPUS MAZAGÃO/UNIFAP

A Coordenação do Campus Mazagão, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), torna público e convoca os discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para participar do Processo de Seleção para o Programa de Bolsa Monitoria, com base no disposto no Regimento da UNIFAP, artigos 211 a 214, na Resolução CONSU n. 028, de 13/10/1994, e demais regras institucionais aplicáveis, que se rege pelas normas contidas neste Edital.

EDITAL-001-2024-BOLSA-MONITORIA

ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO

 

0

RELATÓRIO DA CRISE HÍDRICA – UNIFAP Campus Mazagão 2023

O Coordenador de curso, professor Galdino Xavier juntamente com o Assistente em Administração, Gabriel Botelho elaboraram um documento relatando, cronologicamente, o episódio da crise hídrica no Campus, que ocorreu no fim do ano 2023. Este relatório contém documentos e fotos que comprovam todas as tratativas para sanar a falta de água naquele período e a Coordenação de curso vem a público divulgá-lo.

RELATORIO_DE_CRISE_HIDRICA_-_UNIFAP_2023_assinado_assinado

0

NOTA DE PESAR

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia da Universidade Federal do Amapá, no Campus Mazagão, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Sr. Pedro Ramos. Reconhece tudo o que representou (e representa) para o movimento agroextrativista do Amapá e da Amazônia. Sobretudo sua luta, e um legado muito positivo pelo reconhecimento e soberania dos povos da floresta. Reconhece e agradece a sua atuação ao lado dos trabalhadores do campo, das águas e da floresta na criação de organizações sociais para defender esta categoria de trabalhadores. Na década de 1970, juntou-se ao líder seringueiro Chico Mendes, a quem o chamava de mano, organizou o movimento de resistência à exploração florestal, por meio dos “empates”. Na década de 1980, foi um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e ajudou na criação dos primeiros assentamentos agroextrativistas na Amazônia. Sua atuação contribuiu para garantia de território; criação de unidades de conservação; formulação de políticas públicas para estes grupos populacionais, e rendeu várias formas de reconhecimento, por organizações da sociedade civil; órgãos e instituições de governo, chegando a ultrapassar as fronteiras do país, de modo que, em várias oportunidades, foi convidado a palestrar em outros países. Dentre estas formas de reconhecimento, destaca-se o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade do Estado do Amapá – UEAP, no ano de 2021.

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia da Universidade Federal do Amapá, no Campus Mazagão, ratifica todo esse reconhecimento e agradece ao Pedro Ramos por toda a sua imensa obra em defesa da agricultura familiar e das populações tradicionais do Amapá.

Mazagão, 11 de dezembro de 2023.

0

AVISO À COMUNIDADE ACADÊMICA!

Avisamos que, devido ao desabastecimento de água ocorrido no Campus Mazagão, ocasionado pela seca do poço que abastece a unidade acadêmica, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia, decidiu por adiantar o Tempo Comunidade que ocorreria entre 15/01 a 03/02/2024, para 27/11 a 22/12/2023.

As deliberações foram encaminhadas em reuniões de colegiado (ordinária e extraordinária) com docentes, técnicos e representantes discentes, ocorridas nos dias 16 e 24/11/2023, respectivamente, e devidamente comunicado à PROGRAD via memorando.

Mazagão, 27 de novembro de 2023.

Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia

0

BOLSA MONITORIA/ EDITAL 003/2023 – CAMPUS MAZAGÃO

A Coordenação do Campus Mazagão e Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia, nos termos do disposto nos artigos 211 a 214 do Regimento Interno da UNIFAP, da Resolução CONSU n. 028, de 13/10/1994, e das demais normas institucionais aplicáveis, torna público o presente Edital e convoca os discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia a participarem do Processo de Seleção de Bolsa Monitoria.

EDITAL 2023.2 BOLSA MONITORIA

ANEXO I – FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO II – DISCIPLINAS, TEMAS E BIBLIOGRAFIAS

ANEXO III- PLANO DE AULA

ANEXO IV – CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

ANEXO V – DECLARAÇÃO

ANEXO VI – FORMULÁRIO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ANEXO VII – FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES – MENSAL

LISTA DE INSCRITOS – bolsa monitoria 2023.2

SORTEIO – SEQUÊNCIA DAS DISCIPLINAS, TEMAS E APRESENTAÇÕES 07.12.2012

COMUNICADO SOBRE ALTERAÇÃO DA DATA DE REALIZAÇÃO DA PROVA DA BOLSA MONITORIA  

TEMAS-SORTEADOS-ORDEM-DE-APRESENTACAO-E-LOCAL-PARA-PROVA-DIDATICA

RESULTADO-PRELIMINAR 003.2023 BOLSA MONITORIA

HOMOLOGAÇÃO – Resultado Definitivo 003.2023 Bolsa Monitoria

0

Bolsista de IC do Curso de Educação do Campo é contemplado no Prêmio Destaque da Iniciação Científica UNIFAP 2023

No último dia 20 de outubro de 2023 aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio Destaque da Iniciação Científica, que ocorre anualmente no âmbito do CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CONAIC), e que está em sua 12ª edição e foi sediado pela UNIFAP. A premiação reuniu trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica de todos os cursos da Instituição, os quais passaram por uma seleção inicial, resultando em apenas 6 trabalhos finalistas em cada uma das 05 grandes áreas do conhecimento: 1-Ciências Biológicas, 2-Ciências da Saúde, 3-Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, 4-Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e 5-Linguística, Letras, Artes e Educação.

Os 06 finalistas de cada área apresentaram oralmente os resultados de suas pesquisas para banca examinadora, que levou em conta critérios de avaliação pré-estabelecidos tanto para a pesquisa quanto para o bolsista, a fim de selecionar os 03 bolsistas a serem agraciados com a premiação.

Diogo Santana Favacho, bolsista de Iniciação Científica na modalidade PIBIC/CNPq, concorreu na área das Ciências Biológicas, com a pesquisa intitulada “CIGARRINHAS POTENCIAIS VETORAS DE FITOPLASMAS CAUSADORES DE DOENÇA DO TIPO AMARELECIMENTO LETAL ASSOCIADAS A AÇAIZEIROS (Euterpe oleracea Mart.) e conquistou o terceiro lugar na premiação.

O trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, sob coordenação da Professora Flaviana Gonçalves, desenvolvida no Campo Experimental da Embrapa Amapá, em açaizal cultivado em área de Terra Firme e também em outras áreas de ocorrência espontânea do açaizeiro, em Várzeas inundáveis. Trata-se de um trabalho de monitoramento de insetos vetores de fitoplasmas causadores do Amarelecimento Letal (AL), uma doença quarentenária ausente no Brasil, que e ataca palmeiras de importância comercial (alimentar, industrial e ornamental) em diversos países, dizimando plantações em poucos meses. Pelos resultados da pesquisa, comprovou-se a ocorrência do inseto vetor comprovado do AL e também de outros potenciais vetores associados aos açaizeiros no estado do Amapá.

Além do açaizeiro, o monitoramento tem sido realizado, ainda, em outras palmeiras de importância socioeconômica para o estado do Amapá e região amazônica de modo geral, como é o caso da Bacabeira e da Pupunheira, com perspectiva de início do monitoramento ainda em Coqueiros, principal cultura atacada. O estudo ganha destacada importância devido à necessidade de conhecimento da diversidade e abundância dos insetos potenciais vetores da doença no Brasil, com vistas a traçar medidas preventivas e de contingenciamento da praga, devido ao risco iminente da entrada da mesma no País, por regiões de fronteira como a nossa.

Cabe destacar que a pesquisa também deu origem a outros trabalhos já apresentados VII Simpósio Internacional de Entomologia, ocorrido em Viçosa-MG, sendo um deles também selecionado entre os melhores trabalhos, apresentado pelo também discente do Curso, Caio Neves. Portanto, estes resultados são motivo de alegria para o curso de Educação do Campo, para a comunidade acadêmica do Campus Mazagão e são incentivos recompensadores para os esforços empenhados no desenvolvimento da pesquisa no âmbito do curso de Educação do Campo, além de incentivar a participação dos jovens acadêmicos na pesquisa científica.

 

0

Bolsista de IC do Curso de Educação do Campo está concorrendo ao Prêmio Destaque da Iniciação Científica UNIFAP 2023

O discente Diogo Santana Favacho é bolsista de Iniciação Científica na modalidade PIBIC/CNPq, biênio 2022-2023 e está concluindo o sexto período do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia da UNIFAP Campus Mazagão.

De acordo com o regulamento da premiação, todas as pesquisas de Iniciação Científica (IC) ou Tecnológica (IT) da Universidade são avaliados previamente por banca examinadora, que seleciona os seis melhores trabalhos em cada uma das 05 (cinco) grandes áreas do conhecimento: 1-Ciências Biológicas, 2-Ciências da Saúde, 3-Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, 4-Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e 5-Linguística, Letras, Artes e Educação. Os trabalhos selecionados serão apresentados de forma oral, no XII CONAIC (Congresso Amapaense de Iniciação Científica e Tecnológica), entre 17 e 19 de outubro, na UNIFAP Campus Marco Zero, bloco F de Ciências Biológicas e concorrem à premiação em dinheiro até a terceira colocação, como forma de incentivo aos acadêmicos e à pesquisa.

O trabalho a ser apresentado pelo acadêmico Diogo é intitulado “Diversidade de cigarrinhas (Hemiptera: Auchenorrhyncha) potenciais vetoras de fitoplasmas associadas a palmeiras no município de Mazagão, AP” e é desenvolvido sob a orientação dos professores Flaviana Gonçalves e Janivan Suassuna, estando inserido nos trabalhos desenvolvidos no âmbito do grupo de estudos e pesquisa “ABA” (Agricultura e Biodiversidade na Amazônia), composto por docentes e discentes da LEdoC e IFAP Campus Porto Grande.

Destaca-se este resultado como motivo de alegria para o curso de Educação do Campo e para a comunidade acadêmica do Campus Mazagão e que apenas o fato de se ter mais um trabalho oriundo da LEdoC selecionado para concorrer à premiação, já representa valorização e reconhecimento das pesquisas desenvolvidas e das contribuições científicas alcançadas.

0

Acadêmicos do Curso de Educação do Campo participam de evento científico internacional

 


O grupo de quatro acadêmicos (Arinelson Conceição – 6º período; Caio Neves – 8º período; Diogo Favacho – 6º período; e Andrey Mesquita – 3º Período), acompanhados dos professores Flaviana Gonçalves e Janivan Suassuna, participaram do VII Simpósio Internacional de Entomologia, realizado na cidade de Viçosa-MG, no período de 17 a 22 de setembro de 2023.

Na oportunidade, foram apresentados quatro trabalhos científicos, de autoria dos participantes e com coautoria de outros acadêmicos e docente do curso e pesquisadora da Embrapa Amapá. Dentre os trabalhos publicados, um deles foi selecionado pela comissão científica entre os 16 melhores trabalhos para apresentação oral, em que foram escolhidos num universo de mais de mil pesquisas submetidas à apresentação no evento. Ressalta-se que o evento reuniu trabalhos, estudantes e pesquisadores de universidades e órgãos de pesquisa de todo o Brasil e também de outros países. Isso representa a importância da pesquisa e desperta-nos para a valorização desta como parte do tripé acadêmico no âmbito do curso de Educação do Campo que, mesmo em meio a todas as limitações infraestruturais, consegue-se colher bons frutos dos esforços empenhados.

Os acadêmicos destacaram a importância do momento, em que puderam não só apresentar as pesquisas, mas também como oportunidade de conhecer e interagir com outros estudantes e pesquisadores do País, de realidades bem distintas. Sobretudo, destacaram a relevância de vivenciar a experiência como parte da formação acadêmico-científica, para além da sala de aula e contribuir levando o nome da instituição e da LEdoC, mostrando um pouco daquilo que se desenvolve no Curso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

UNIFAP CAMPUS MAZAGÃO PARTICIPA DA 52ª EDIÇÃO DA EXPOFEIRA

Entre os dias 30/09 a 05/10/2023 o Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia (LEDOC) da UNIFAP, no Campus Mazagão, esteve presente na 52ª Expofeira do Estado do Amapá, realizado no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

A participação da LEDOC ocorreu de duas formas. A primeira foi por meio de apresentação de sua produção acadêmica e científica em três stands do Pavilhão Aquário da Inovação, onde todas os dias, das 16 às 22h, uma equipe de professores, técnicos e alunos se revezaram no atendimento ao público de visitantes que passaram pelo local para conhecer mais sobre a atuação do curso e da UNIFAP, no campus de Mazagão. Durante a exposição o stand recebeu a visita do governador Clécio Luis e outras autoridades, o técnico Gabriel Botelho aproveitou para presenteá-los com as obras produzidas pelos professores do curso.

A segunda forma de participação, ocorreu por meio da inserção dos discentes nas atividades de curso, oficinas e palestras ofertadas no evento. Nestas modalidades, os docentes levaram os acadêmicos para participar destas atividades de formação, o que ocorreu em consonância com a carga horária e ementa das disciplinas em que estavam ministrando.

Essa participação e envolvimento do curso nas atividades da feira demandou uma organização e logística que contou com transporte, a Van da UNIFAP, saindo diariamente, às 16h do campus Mazagão, e retornando às 22h, saindo do Parque de Exposições, e cumprindo a rota até os Distritos do Carvão e Mazagão Velho. Cuja logística foi possibilitada pela Direção do Campus Mazagão e pela Vice-Reitoria.

De acordo com Galdino Xavier, coordenador do curso LEDOC, a participação no evento foi avaliada como positiva pelo colegiado de curso, sobretudo pelas oportunidades e possibilidades de formação aos discentes, e de divulgação das ações do curso.

Veja algumas fotos: