I Mostra Maquete das Instalações Agrícolas

O evento realizado na última quarta-feira, dia 27 de março de 2019, trouxe como resultado visual e prático, relativo aos variados assuntos abordados em sala de aula na disciplina Construções e Instalações Agrícolas, a exposição de maquetes.

Sob orientação da Profa. Dra. Kalyne Sonale Arruda de Brito, 39 alunos do 8º período do curso de Licenciatura em Educação do Campo (2014.2 B) confeccionaram nove maquetes com os seguintes temas: Sirgaria (bicho-da-seda), Abatedouro, Curral de Manejo (Bovinos), Pocilga (porcos), Aviário (galinhas), Aprisco (caprinos), Meliponário (abelhas), um protótipo de Tanque-rede para produção de peixes, Silos (Elevado e Trincheira) e Galpão de Armazenamento. Antes da exposição, um grupo de alunos apresentou análise áudio visual de uma instalação agrícola da região, indicando os aspectos construtivos e produtivos, material de construção, além de destacar pontos a serem melhorados no local.

Segundo a professora responsável pela disciplina, a ideia surgiu da necessidade de pôr em prática a teoria discutida ao longo das aulas, incentivando os alunos a criarem croquis e desenvolverem fisicamente as instalações, mesmo que em um tamanho reduzido, respeitando as características e especificações construtivas de cada instalação agrícola. A professora também destaca o empenho e a criatividade dos alunos em reutilizar diversos materiais para a confecção das maquetes, preocupando-se com detalhes de porteiras, telados, cobertura, comedouros e bebedouros, dentre outros.

Esta primeira edição do evento foi aberta ao público acadêmico da UNIFAP/MZG e contou com a presença da coordenação do curso e do campus, além de diversos professores e cerca de 160 alunos dos demais períodos.
Todos os trabalhos expostos foram devidamente apresentados, com esclarecimento de dúvidas e curiosidades, pelos alunos responsáveis.

Ao final, os trabalhos foram doados à biblioteca do Campus Mazagão para apreciação ininterrupta e de caráter didático.