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O USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO MEDIADOR INSTRUMENTAL NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

LIMA, Rafael Pontes  

RESUMO:  O presente trabalho pretende compreender como ocorre o desenvolvimento e o aprendizado das crianças com síndrome de Down através do uso de um software educacional, tendo como suporte teórico o paradigma da educação inclusiva e a teoria sócio-histórica de Vygotski. As crianças com síndrome de Down apresentam pouca habilidade de assimilação da informação através da memória auditiva de curto prazo, provocando dificuldade de aprendizagem sob a forma narrativa e oralizada praticada pela maioria dos professores no contexto atual do ensino regular. Por outro lado, as crianças com síndrome de Down, apresentam como habilidade a ser potencializada sua memória visual. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é analisar e comparar como ocorre o desenvolvimento e o aprendizado das crianças com síndrome de Down diante de atividades habituais realizadas em sala de aula e de atividades apresentadas através do software educacional a partir da formação de dois grupos com duas crianças cada. Para as atividades habituais realizadas na pesquisa, foram utilizadas tarefas comuns desenvolvidas em sala de aula pelas professoras do ensino regular, e para as atividades com o uso do computador, foi utilizado um software educacional que contempla recursos de imagens, animações e efeitos visuais, de forma lúdica e interativa, permitindo que a criança se sinta em um ambiente confiável e seguro. Nas atividades habituais e no software educacional, foram abordadas atividades que exploraram os conceitos matemáticos praticados na sala de aula regular do 1º ano do ensino fundamental em Escolas públicas estaduais de Macapá. A partir do uso do método microgenético na análise das informações empíricas, foi possível analisar ainda os momentos de cada criança durante a realização das atividades e inferir seu nível de desenvolvimento real e potencial, a influência da mediação e a interação com o professor, comparando os resultados apresentados pelos grupos que desenvolveram as atividades de forma alternada. O GRUPO I desenvolveu primeiro as atividades através do uso do software educacional e posteriormente as atividades habituais e o GRUPO II desenvolveu primeiro as atividades habituais para posteriormente desenvolver as atividades através do software educacional. Esta comparação permitiu mostrar que o uso do software educacional, como mediador instrumental, aliado ao professor atuando como mediador social, é promotor de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com síndrome de Down. Logo, os resultados sustentam a tese de que o uso de tecnologias assistivas, como o software educacional, aliado à figura do mediador social (professora) potencializam a memória visual das crianças com síndrome de Down e possibilitam um aprendizado rico e de qualidade, quando o foco está nas habilidades e não nas deficiências, proporcionando condições para que aconteça a educação inclusiva.  

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João Marques

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